Notas de Plenário


30/11/2007 19:44

Compartilhar:


Evento do PDT

O deputado José Bittencourt (PDT) informou que amanhã, 1º/12, em Indaiatuba, haverá um grande encontro com as principais lideranças do Partido Democrático Trabalhista. O evento contará também com a presença dos cinco deputados estaduais e três federais, e tem o objetivo de estabelecer um norte para a atuação do partido nas próximas eleições. Segundo o parlamentar, existe uma grande expectativa de que estejam presentes representantes de cerca de 300 municípios. "Com esse evento político, o PDT sairá fortalecido na defesa do trabalhismo nacional", concluiu.

Um viva aos prefeitos

Olímpio Gomes (PV) das comemorações do 53º aniversário da Assessoria Policial Militar da Alesp realizada na manhã de hoje e parabenizou a todos os policiais que exercem com dedicação o seu trabalho, oferecendo segurança a todos os funcionários, parlamentares e visitantes. O parlamentar enalteceu o gesto do prefeito de Paulínia de ampliar a gratificação para 1500 reais para cada policial militar. "É um grande incentivo e os outros municípios deveriam fazer o mesmo. Um viva aos prefeitos que têm condições e sensibilidade para suprir essa vergonha que é a administração do atual governador do Estado", disse Gomes.

Em defesa de Araçatuba

Cido Sério (PT) enalteceu a região de Araçatuba, pólo de atração de imigrantes italianos, portugueses, alemães e japoneses entre 1926 e 1930, recebendo mais de 13 mil imigrantes. Segundo Sério, Araçatuba é uma cidade cercada de água por todos os lados, e está sob a primcipal reserva de água do mundo, o Aqüífero Guarani. Ele explicou a etimologia do nome Araçatuba, que é uma combinação de "araçá", nome de fruta, com "tuba", "muito, em tupi, o que significa "região que tem muito araçá". O parlamentar disse que está na Assembléia hoje para defender os interesses da cidade e de toda a região. "Queremos que a nossa região seja um orgulho do Estado de São Paulo e do Brasil".

Ação infeliz

O deputado Carlos Giannazi (PT) repudiou a atuação da Polícia Militar em Limeira, numa ação de reintegração de posse num acampamento do MST, por ordem do governo estadual. Segundo Giannazi, 800 pessoas foram desalojadas "de forma covarde": o deputado relatou que houve disparos contra os moradores, entre eles crianças, idosos, mulheres grávidas, e as moradias foram destruídas com tratores. "O problema da terra é muito sério em nosso país e infelizmente os governos não têm investido em reforma agrária, por isso há os latifúndios improdutivos", disse o parlamentar.

Reintegração ilegal

O deputado Simão Pedro (PT) também lamentou a forma violenta pela qual a Polícia Militar desalojou os moradores da área reintegrada em Limeira. Para Simão Pedro, o pedido de reintegração foi feito à Justiça estadual pela prefeitura de Limeira, e a decisão foi dada favoravelmente na semana passada pelo juiz, mas o Incra informou que a área pertence à União, assim a Justiça estadual não poderia conceder a reintegração. "A nosso ver é ilegal essa solicitação do prefeito, de mandar fazer reintegração numa área da União, e não se justifica a atuação da PM nesse caso".

Dupla insensibilidade



Para Carlos Giannnazi (PSOL), a prefeitura de Limeira demonstrou insensibilidade para com as famílias. Giannazi também falou sobre o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública, que ocorrerá em 6/12, às 19h, no Plenário D. Pedro I. O parlamentar disse que na oportunidade apresentará um dossiê contendo fotos, relatos e opiniões sobre a degradação do ensino em São Paulo.

Entre os piores

Autor do Projeto de Lei 1.069/2007, que torna obrigatória a matrícula dos descendentes de 1º grau dos nomeados em cargos públicos do Estado para cursarem desde a educação infantil até o ensino médio em escolas públicas, o deputado Cido Sério (PT) acredita que essa medida pode mudar os rumos da educação no Estado. O parlamentar também lamentou a colocação do Brasil, 52º, em exame que avaliou o desempenho dos alunos em ciências. A prova foi aplicada para estudantes de 57 nações.

alesp