Projeto cultural para região de Sorocaba


05/07/2004 16:44

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

mlamary@al.sp.gov.br

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) reivindicou na quarta-feira, 1º/6, à Secretaria de Estado da Cultura que o projeto "Fábricas de Cultura" seja levado também para cidades da região de Sorocaba. Trata-se de uma iniciativa recente que visa a criação de centros culturais em áreas que contam com pouco ou nenhum equipamento público para o desenvolvimento de atividades artísticas.

Idealizado para abrir espaço a diferentes manifestações culturais de jovens, o projeto objetiva colocar o envolvimento cultural como alternativa à vida na rua e à exposição ao mundo das drogas e da criminalidade.

Ele foi projetado para ser desenvolvido apenas na Capital, em sete distritos selecionados a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), que mede o grau de exposição da juventude à violência. Os distritos têm como característica comum um IVJ dos mais elevados da capital, muito em função do fato de as populações desses locais ser de baixa ou baixíssima renda.

A programação das apresentações deve ser definida a partir das sugestões que as entidades de moradores dos locais atendidos vão mapear em relação aos desejos da população local e com o suporte da secretaria. O projeto conta com o apoio do Banco Interamericano e com o acompanhamento e a avaliação de resultados da Fundação Seade, também órgão do governo do Estado.

Maria Lúcia diz que a idéia dos centros é muito semelhante ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba com os Centros de Integração Social, que é a convivência harmônica. "A diferença é que, neste caso, dá-se acesso aos bens culturais produzidos pela humanidade e se incentiva a produção cultural local em toda sua diversidade".

alesp