Interlegis realiza III Seminário Regional - Região Sudeste - na Assembléia Legislativa de São Paulo


19/09/2003 21:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promove, nas próximas terça e quarta-feiras, 23 e 24/9, das 10 às 19 horas, o III Seminário Regional Interlegis - Região Sudeste. O evento deverá reunir representantes de municípios de todo o Sudeste para debaterem a modernização do Poder Legislativo.

O encontro debaterá temas como:

- O Poder Legislativo vive crise de informação - palestra de Tânia Rodrigues Mendes, membro do Conselho Deliberativo do Instituto do Legislativo Paulista, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

- Os impactos da tecnologia no combate ao crime organizado - Exposição do primeiro esboço do relatório a ser votado pela Câmara dos Deputados, que vai propor alterações na legislação, de modo a combater o uso de novas tecnologias pelo crime organizado.

- Inclusão digital e difusão do software livre no Poder Legislativo - Apresentação dos resultados do Programa Interlegis de modernização de Câmaras Municipais em todo o país, por meio da doação de microcomputadores, treinamento e interligação informatizada com as Assembléias e o Congresso Nacional, como forma de garantir maior transparência e eficiência ao trabalho do Legislativo.

- A necessidade de o Legislativo posicionar-se frente à realidade democrática brasileira - palestra do cientista político Marco Aurélio Mogueira (Unesp - Campus de Araraquara/SP).

O seminário será aberto e coordenado pelo diretor nacional do Interlegis, senador Romeu Tuma, e terá a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, de representantes de todas as Assembléias Legislativas da Região Sudeste e do Congresso Nacional, deputados estaduais e vereadores.

As inscrições para o seminário podem ser feitas, até o dia 22/9, pelo link http://www.interlegis.gov.br/, pelo telefone (61) 311-2556 ou por meio do telfax (61) 311-2797.



Programação

Dia 23/9

9h - Credenciamento

9h30 - Abertura, com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, do 1º secretário, deputado Emidio de Souza, e do 2.º secretário, deputado José Caldini Crespo

do ministro presidente do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo, e do diretor nacional do Interlegis, senador Romeu Tuma

10h- Cerimônia de inauguração da sede do Instituto do Legislativo Paulista (Veja Box)

11h - Palestra "Os Impactos da Tecnologia no Combate ao Crime Organizado"

13h - Almoço

14h - Grupo de discussão GD1 "A tutoria na Educação à distância"; Grupo de discussão GD2 "A difusão do software livre no legislativo"

15h30 - Intervalo

16h - Grupo de Discussão GD4 "A importância da Internet no fortalecimento da comunidade virtual do Poder Legislativo; Grupo de discussão GD5 "Banco de Dados para Pesquisa Legislativa"

Dia 24/9

9h30 -Palestra: "O Poder Legislativo numa democracia em transformação" - Prof. Dr. Marco Aurélio Nogueira, doutor em Ciência Política pela USP e livre-docente pela UNESP

10h30 - Palestra: "Administração Legislativa: O papel do funcionário no Poder Legislativo" - Marcos Vieira - Senado Federal

12h - Almoço

14h - Palestra: "Informação e Gestão do Conhecimento: Desafios do Poder Legislativo"- Sra. Tânia Rodrigues Mendes, servidora da Assembléia Legislativa, representante dos servidores no Conselho Deliberativo do Instituto do Legislativo Paulista.

16h30 - Encerramento

17h - Coquetel



Assembléia Legislativa inaugura sede do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), na próxima terça-feira, 23/9

A Mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo convida para a inauguração da sede do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), na próxima terça-feira, 23/9, às 10 horas, na Avenida Sargento Mário Kozel Filho (ao lado da rampa de entrada do prédio da Assembléia).

Criado em dezembro de 2001, o Instituto funciona como centro de estudos, capacitação e políticas públicas do Poder Legislativo Paulista. Implementa ações que possibilitam ampliar e aprofundar o controle democrático sobre a atuação do Estado.

A sede do Instituto abrigará uma sala de aula equipada com muitimeios para os cursos realizados através de convênios dom universidades e instituições parceiras.

alesp