Requerida comissão para acompanhar regionalização do Porto de Santos


25/09/2003 15:56

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) apresentou, na semana passada, requerimento para a criação de comissão de representação da Assembléia Legislativa que acompanhe o processo de regionalização do Porto de Santos junto à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e aos governos federal, estadual e municipais, na Região Metropolitana da Baixada Santista. A comissão acompanharia também os trabalhos das concessionárias de serviços e de sistemas de transportes, como Ecovias e Dersa, a dragagem do porto e sua integração ao ferroanel e ao Rodoanel Mário Covas.

Esta é a segunda iniciativa de Figueira para incluir a Assembléia na discussão de assuntos do porto. No início do ano, ele participou de uma comissão - formada também por Maria Lúcia Prandi (PT), Marcelo Bueno (PTB), Maria Lúcia Amary (PSDB) e Waldir Agnello (PSB) - que teve prazo de atuação de 90 dias. Ela chegou a reunir-se com a direção da Codesp e defendeu a adoção de um modelo descentralizado, que contemple a participação dos municípios portuários e do Estado, mas que preserve os interesses estratégicos da União.

Esta nova comissão amplia seus objetivos e não estabelece prazo concluir seus trabalhos. Segundo o deputado, além de acompanhar as propostas para alterações administrativas da gestão do porto de Santos, a comissão identificaria "alternativas, inclusive operacionais, que contribuam para o sucesso desse processo e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da região e do Estado". Ele inclui nesse processo a regionalização do porto, sua dragagem e integração ao ferroanel e ao Rodoanel Mário Covas.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp