Apoios ao projeto 'Caminhos de Anchieta'


11/09/2003 17:16

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

O Governo Federal poderá apoiar a implantação do projeto "Caminhos de Anchieta - o peregrino da Costa Atlântica". A intenção foi manifestada pela gerente de Projetos de Segmentação do Ministério do Turismo, Mara Flora Lottici Krahl, à deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT). Em junho, a parlamentar havia encaminhado documento à Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), reivindicando ajuda da entidade nas ações de marketing e mídia para a futura divulgação do roteiro de peregrinação pelos locais onde viveu o jesuíta José de Anchieta.

Em ofício enviado à deputada Prandi, afirma Mara Flora que o órgão federal tem o maior interesse em analisar a proposta. Diante da resposta, Prandi está solicitando ao padre César Augusto dos Santos, vice-postulador da Causa de Canonização de Anchieta e autor da idéia de criação do roteiro de peregrinação, que encaminhe uma cópia detalhada do projeto para o Ministério do Turismo.

"Tenho certeza de que as negociações vão avançar e que o projeto `Caminhos de Anchieta´ contará com respaldo do Ministério do Turismo", ressalta a deputada Prandi. A parlamentar está convicta de que a criação dos `Caminhos de Anchieta´ vai ao encontro do que propõe Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur. Quando assumiu a direção do órgão e em visitas que fez à Baixada Santista, Sanovicz destacou que as metas do Governo Lula para o setor são ampliar o turismo interno e atrair mais visitantes do exterior, tendo como objetivo a vinda de 6,5 milhões de turistas estrangeiros e a geração de uma receita cambial de US$ 5,5 bilhões para o setor.

"Uma das formas para se chegar a estas metas é a identificação e a exploração dos potenciais de cada região do País. Assim, a Baixada e todo Litoral Paulista ganham um novo viés para atrair visitantes e fortalecer a indústria turística", pondera a deputada Prandi.

Prandi também encaminhou uma Indicação ao governador Geraldo Alckmin e expôs a idéia do roteiro ao secretário-adjunto de Cultura de Estado, Edmur Mesquita, realizada em 17 de junho. A proposta foi recebida com entusiasmo pelo ex-deputado. No momento, o Governo Estadual e os municípios da Baixada Santista fazem um levantamento completo de atividades culturais que possam ser agregadas ao roteiro original de peregrinação.

A parlamentar quer ainda uma audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, para discutir a questão.

SANTIAGO DE COMPOSTELA

Caminhante incansável, o jesuíta José de Anchieta percorreu praticamente todo o litoral, desde o Espírito Santo até o sul de São Paulo. O sucesso na implantação do projeto `Caminhos de Anchieta´ também está diretamente ligado à reativação da Estrada Velha do Caminho do Mar. A idéia de criar o roteiro tem características culturais e turísticas semelhantes às do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Popularizado no Brasil pelos livros de Paulo Coelho, Santiago de Compostela atrai anualmente uma legião de pessoas de todo o mundo, que fazem a peregrinação em busca de respostas espirituais. Este roteiro movimento uma verdadeira indústria, contribuindo fortemente para que a Espanha seja uma das líderes mundiais no segmento turístico. "Estou convicta de que o trabalho integrado entre as diversas esferas de Poder Público, a Igreja e a sociedade civil resultará no êxito total desta brilhante iniciativa", conclui a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp