Globo e Gazeta são alvos de Representação no Ministério Público


18/04/2005 16:40

Compartilhar:


As emissoras de televisão que propagam a intolerância religiosa e a discriminação contra as religiões de matriz africana serão alvo de uma Representação no Ministério Público Federal (MPF). Diversos líderes religiosos, a Frente Parlamentar pela Ética na TV e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP farão um ato para protocolar o documento, que tem como principais alvos a Rede Globo e a TV Gazeta. O procurador geral da República, Sérgio Gardenghi Suiama, irá receber os manifestantes em audiência. O documento será protocolado nesta terça-feira, 19/4, às 15h, na Procuradoria Geral, localizada à Rua Peixoto Gomide, 1038.

Essa é a segunda vez que religiosos se unem à parlamentares e entidades de defesa dos direitos humanos para combater o preconceito religioso. Em dezembro de 2003, cerca de 200 líderes de diversas religiões fizeram uma marcha da avenida paulista até o MPF para protocolar a representação e exigir a retirada dos programas discriminatórios veiculados pela TV Record. Depois de quase dois anos, uma nova representação é feita envolvendo, desta vez, as emissoras TV Gazeta e a Rede Globo de Televisão.

Por transmitir o humorístico Zorra Total, veiculado nas noites de sábado, a Globo poderá ser alvo de investigação do Ministério Público. De acordo com os religiosos, no programa Zorra Total, o personagem interpretado pelo ator Paulo Silvino, vestido de pai-de-santo, ofende a religião de raiz africana, o Candomblé. Para os adeptos dessa religião o programa, além de enxovalhar a religião, incita o preconceito e difundem discriminação religiosa.

Além de pedir a retirada do ar de programas preconceituosos, a Representação solicita a apuração de responsabilidade criminal à equipe envolvida com esses programas. Para o coordenador da Frente Parlamentar pela Ética na TV, o deputado Sebastião Arcanjo (PT), esse é um momento muito especial para a luta contra a discriminação. "Estamos em um ano que o presidente da República decretou com sendo o ano nacional da Igualdade. Temos que aproveitar esse momento e nos unir para dar fim a todas as manifestações de discriminação ainda presente em nossa sociedade", afirma o deputado.



tiaopt@al.sp.gov.br

alesp