Portal atinge a marca de um milhão de acessos

Experiência com o projeto do portal pode servir de instrumento para a elaboração participativa de uma política pública de inclusão digital
13/01/2006 17:31

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Com menos de dez meses de funcionamento, o Portal da Assembléia Legislativa atingiu, em dezembro último, a marca de um milhão de acessos. Esse número pode ser encontrado na seção Estatísticas do Portal e dá uma idéia precisa de como vem evoluindo a quantidade de acessos ao longo desses meses e sua distribuição por seções.

Ao disponibilizar para o usuário essa estatística, o Comitê Executivo do Projeto Portal " órgão vinculado à Mesa Diretora e responsável pela gestão do portal " espera fornecer um mapa preciso das preferências dos internautas e, ao mesmo tempo, dar subsídios para que os provedores de conteúdo das diferentes seções saibam de sua aceitação junto ao público.

Em março de 2005, primeiro mês de atividade do Portal, o número de acessos à pagina principal (homepage) foi de 75.066 e, em dezembro, 112.540, o que corresponde a um aumento de aproximadamente 50%. Com a importância que a internet assumiu na veiculação imediata dos fatos, é de se esperar que os provedores de conteúdo utilizem a estatística para nortear ações e divulgá-las da maneira adequada.

Para atingir esse número de acessos, o Portal colocou à disposição dos usuários, entre outros, os seguintes serviços:

l noticiário geral sobre o dia-a-dia da Assembléia com fatos atualizados imediatamente após sua ocorrência;

l prestação de contas de cada gabinete e os relatórios da gestão fiscal da Assembléia;

l informes sobre os andamentos das proposituras e resultados das votações em Plenário;

l acompanhamento do funcionamento das comissões e das audiências públicas sobre o Orçamento do Estado.

Transparência

O Portal pode ainda garantir ampla transparência na administração da Casa, com a divulgação de contratos, gastos com pessoal etc. Com a forma de gestão compartilhada, adotada pelo Comitê Executivo do Portal, fica garantida a participação dos parceiros do Parlamento paulista, que produzem conteúdo e aumentam o volume de informações, além dos provedores tradicionais, que são os diferentes setores da Assembléia. Esse relacionamento "de todos para todos" pode atingir uma complexidade e amplitude nunca antes alcançada pelos meios tradicionais de comunicação.

Para melhor o controle desse "tráfego", foi desenvolvida uma "matriz de responsabilidade" que mapeia de forma detalhada responsáveis e autores dos diferentes conteúdos do Portal.

A contribuição dos parceiros não é apenas a de fornecer conteúdo. Em 2005, as contribuições do Movimento Voto Consciente, por exemplo, foram muito positivas e decisivas na construção do Portal. Seus integrantes atuam como críticos do manejo da ferramenta e, através desse uso, apresentam sugestões que tendem a tornar esse manejo cada vez mais amigável.

Apesar de estar em construção, o Portal vem planejando ampliar o leque de ações que aumentarão ainda mais a interatividade entre representantes e representados, como a criação de chat e de mural, e até a promoção de debates sobre temas polêmicos e de interesse da sociedade.

Essa gama de informação com apoio da tecnologia oferece inúmeras novas formas de diálogo e de acesso ao conhecimento. Garantir esse acesso às classes menos favorecidas também é um esforço que o Legislativo pode fazer, dentro da sua competência, para não desconsiderar cidadãos que, por sua condição social, não tenham computador ou internet. De acordo com o IBGE, apenas 17,5% dos domicílios do país possuíam computador em 2004, e somente 13,2% deles tinham acesso à internet.

Linguagem simples

"A linguagem do Portal deve ser de compreensão de todos, do mais letrado ao de menor escolaridade", entende o Comitê Executivo, composto por representantes de diversas áreas produtoras de conteúdos e equipes do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional, além dos diretores dos Departamentos de Comissões, de Comunicação, de Documentação e Informação, de Informática, Parlamentar, do Instituto do Legislativo Paulista, e da Divisão de Informática e Desenvolvimento Organizacional.

O Portal da Assembléia paulista vem sendo usado como modelo para iniciativas semelhantes em outras casas legislativas do Brasil. O princípio que orienta a concepção da ferramenta que "desenha" o Portal no sentido de colocar o foco no usuário, na sua lógica de busca, faz com que todos os envolvidos sejam considerados, simultaneamente, autores e usuários. "O Portal funciona como um sistema de informações e como instrumento de organização dos saberes e dos processos de uma instituição", afirma Tania Rodrigues Mendes, coordenadora do Comitê Executivo.

alesp