II Ciclo Temático Multiplicadores de Cultura de Paz nas Políticas Públicas


15/08/2008 16:05

Compartilhar:


A partir do dia 19 de agosto terá início o II Ciclo de Multiplicadores de Cultura de Paz, com o tema Saber Cuidar " Cultura de Paz, um política com Direitos Humanos, promovido pelo Conpaz - Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz, órgão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com cooperação da Unesco, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e CMDH " Comissão Municipal de Direito Humanos.

Serão seis encontros, entre os meses de agosto e novembro de 2008, com especialistas em áreas estratégicas do fazer/conviver humano, com o objetivo de proporcionar um aprofundamento sobre valores, princípios e ferramentas para a construção de uma Cultura de Paz.

O II Ciclo terá como metodologia a apresentação de dois a três expositores sobre o tema proposto, com 20 minutos para cada um, mais uma apresentação de experiência prática, seguida de uma conversa de uma hora com os participantes.

As inscrições são gratuitas destinadas a formadores de opinião: parlamentares, funcionários e assessorias, conselheiros do Conpaz e agentes da comunidade.

A formalização das inscrições terá duas etapas: o preenchimento e envio do formulário, e o comparecimento à aula inaugural dia 19/8. Todas as conferências serão realizadas das 18h30 às 21h no Auditório Teotônio Vilela. A partir do recebimento dos formulários, os inscritos serão incluídos em uma lista específica do I Ciclo Conpaz, através da qual serão distribuídos textos de apoio e bibliografias indicadas pelos conferencistas para aprofundamento dos temas e ampliação das possibilidades de debates.

As vagas disponíveis serão preenchidas de acordo com a chegada das inscrições pelo endereço eletrônico conpazalesp@gmail.com. Os participantes que tiverem 75% de presença receberão certificado.



Programação



19/08 - Cidadania ativa e o bem comum (ser generoso)



09/09 - Convivência e diversidade: é possível? (redescobrir a solidariedade)



23/09 - Raízes da arte e cultura do Brasil (respeitar a vida)



07/10 - Consumo sustentável e bem estar humano (preservar o planeta)



21/10 - Mídia ética e comunicação não violenta (rejeitar a violência)



04/11 - Protagonismo juvenil e bons exemplos na educação (ouvir para compreender)



Cidadania Ativa e o Bem Comum



Clovis Pinto de Castro - Doutor em Ciências da Religião, vice-reitor Acadêmico, professor da Pós-Graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. Pastor da Igreja Metodista.

Hamilton Faria - Poeta, publicou os livros: Diavirá; Estações; Cidades do Ser; Encântaros e Súbito Encantos para São Pedra e Espanto. Co-Fundador do Instituto Polis, foi presidente e diretor.

Oded Grajew - Mobilizador de diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações,

visando uma cidade de São Paulo justa e sustentável.



Convivência e diversidade: é possível?



Reinaldo Bulgarelli - É sócio-diretor da Txai Consultoria, em São Paulo, empresa que assessora organizações no tema sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Foi membro da Unicef na Amazônia, da Fundação BankBoston, da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo e um dos fundadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. É educador e conferencista, tem vários textos publicados em revistas e livros.

Toninho Macedo - professor, criador e diretor cultural da Abaçai Cultura e Arte, e do Revelando São Paulo.

Marly Pedra - É médica homeopata, nutróloga, coordenadora do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil. É membro da União das Sociedades Espiritualistas e do Círculo de Cooperação Fé-Menina da URI, nucleadora de Saúde Sustentável do Projeto Ecobairro.



Raízes da Arte e Cultura do Brasil



Kaká Werá Jecupé - é índio de origem tapuia, escritor, ambientalista, conferencista, fundador do Instituto Arapoty, organização voltada para a difusão dos valores sagrados e éticos da cultura indígena. É empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiros da Bovespa Social & Ambiental. Leciona na Fundação Peirópolis e na Unipaz (Universidade da Paz). Sua missão é ajudar na construção e no desenvolvimento de uma cultura de paz para promoção do respeito e diversidade cultural e ecológica. Fez palestras na Inglaterra, EUA, Israel, Índia, Escócia, México e França, procurando levar mensagens da sabedoria dos povos ancestrais do Brasil. Já publicou os livros Tupã Tenondé, A terra dos mil povos História indígena do Brasil contada por um índio e as Fábulas de Iauaretê.

Luiz Carlos dos Santos - é sociólogo, professor de literatura e consultor de História oral do Museu Afro Brasil desde sua implementação.

Luiz Roberto Alves - Professor titular e coordenador acadêmico da Cátedra de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo e professor colaborador aposentado da USP/SP. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Cultura Organizacional e Políticas Públicas, atuando principalmente nos temas: cultura, políticas participativas, comunicação social, comunitária e cidadania.



Consumo Sustentável e bem estar humano



Ladislau Dawbor - formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia. Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da PUC/SP. É consultor para diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios e Senac. Atua como conselheiro da Fundação Abrinq, Instituto Polis, Transparência Brasil e outras instituições.

Maluh Barciotte - Palestrante e consultora, bióloga e mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências/USP, doutora em Saúde Pública e Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Palestrante em instituições públicas e privadas, coordenadora do Programa Viva Bem no Mundo que Você Tem e docente dos cursos Viva Bem e Viva Bem Cultura na Umapaz Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo.

Ana Lúcia Villela - é formada em Pedagogia, com mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. É conselheira de Instituições do 3º Setor como Conectas, Itaú Cultural e Instituto Brincante, e presidente do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos que desenvolve atividades educacionais, culturais e de fomento à articulação social, visando a valorização do ser humano e a melhoria de sua qualidade de vida, entre estas atividades destacam-se os projetos "Educando na Periferia" e "Criança e Consumo".



Mídia Ética e Comunicação Não Violenta



Rosa Alegria - Futurista - Comunicóloga coordenadora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/SP e coordenadora do Movimento Mídia da Paz.

Oriana Monarca White - Atualmente presidente da IPAZ Agência Internacional pela Paz é psicóloga social e pesquisadora. Doutora na área de Comunicação e Cultura (ECA/USP), membro do Conselho de Transdiciplinaridade da USP, professora da pós-graduação FEA/USP, diretora do Centro de Pesquisa Motivacional. Trabalha em ONGs relacionadas com mídia e paz.

Brígida Frias - Bióloga da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e coordenadora do Projeto Imagens e Vozes da Esperança da Organização Brahma Kumaris.



Protagonismo Juvenil e Bons Exemplos na Educação



Catalina Pages - Filósofa, psicanalista. Coordenadora do Projeto Circulo de Leitura, do Instituto Fernando Braudel voltado para jovens, tem atuação na Grande São Paulo, Pernambuco e Bahia.

RCBF Rede Cultural Beija Flor - é uma entidade social comunitária, sem fins lucrativos, tem sua sede localizada em Diadema, e atua na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes carentes. Envolve atualmente em suas atividades cerca de 600 crianças e jovens, oferecendo um trabalho de prevenção através de atividades artístico-culturais e esportivas e geração de renda empreendedorismo juvenil, entre outras. Angélica Lima - Professora de Artes no Anhangabaú e Escolas de Artur Alvim, é da velha escola do Hip-Hop, no seu Projeto Social Angel"s, tira da rua meninas e meninos ensinado o Hip-Hop, fez mestrado e usa como ferramenta pedagógica, leitura de Fernando Pessoa, Guimarães Rosa etc, ensinando leitura, cultura e cidadania O ConPAZ " Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz é um órgão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, instituído por meio da Resolução 829, de 17 de dezembro de 2002. É composto por representantes de 36 organizações governamentais e não-governamentais, executivo e legislativo, movimentos sociais, empresariado e tradições religiosas e espirituais, e 12 parlamentares indicados pelas lideranças de todos os partidos representados na Assembléia. A sua missão é sensibilizar, articular e mobilizar todos os segmentos da sociedade para o engajamento no movimento internacional pela Cultura de Paz.

alesp