Ciclovia em túnel submarino


04/04/2008 19:40

Compartilhar:


A proposta de incluir uma pista exclusiva para ciclistas no projeto de construção do Túnel Santos-Guarujá, será defendida pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na audiência pública que a Assembléia Legislativa promoverá para a discussão da obra. O debate será na próxima quinta-feira, 10/4, às 19h, na Universidade Católica de Santos (UniSantos), na Rua Carvalho de Mendonça, 144, em Santos.

"Não será por restrições técnicas que as bicicletas deixarão de utilizar o futuro túnel Santos-Guarujá", disse o deputado. "Existe tecnologia que permite o acesso desses veículos na interligação submarina". Paulo Alexandre Barbosa é presidente do Instituto Impacto e da Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Túnel Santos-Guarujá.

Já confirmaram presença na audiência pública representantes da Secretaria de Estado dos Transportes, do Dersa e das prefeituras de Santos e Guarujá. O presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, Tarcísio Barreto Celestino, responsável técnico dos projetos geotécnicos do Túnel Jânio Quadros sob o Rio Pinheiros, em São Paulo, será um dos convidados.

Para o deputado, o acesso de ciclistas é perfeitamente viável, mas alguns aspectos devem ser observados no projeto. Uma das recomendações está no sistema de ventilação e exaustão de ar, que precisa ser reforçado.

O deputado cita como exemplo o Mass Rotterdam Tunnel, na Holanda, onde pedestres e ciclistas utilizam o túnel por escadas rolantes. Inaugurada em 1942, a construção tem 1,5 km de extensão, sendo 880 metros sob o Rio Mass, a uma profundidade de 20 metros. Diariamente, 75 mil veículos e ciclistas cruzam o Rio Mass pelo túnel.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp