Começa nesta terça-feira o seminário sobre os investimentos de São Paulo para receber jogos da Copa de 2014

Senador Aloizio Mercadante confirma presença no Seminário Internacional de Futebol
08/02/2010 20:22

Compartilhar:


O Seminário Internacional de Futebol, que discutirá os investimentos necessários para que São Paulo possa sediar jogos da Copa de 2014, começa nesta terça-feira, 9/2, a partir das 9h, e prossegue até 11/2, quinta-feira. O seminário será um fórum de debates onde os palestrantes visam oferecer aos participantes ideias, projetos e compromissos na área da segurança, transporte, sustentabilidade ambiental, infraestrutura das cidades, logística, programas de fomento para a organização da copa, desafios, soluções e investimentos, além do impacto no turismo, referente à Copa de 2014.

O senador Aloizio Mercadante confirmou sua presença no evento, que contará também com painéis apresentados pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior; ministro do Turismo, Luiz Barreto; secretário de Estado de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna; secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves; secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Walter Feldman; presidente da Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia, deputado Vicente Cândido (PT); diretor do BNDES, Elvio Lima Gaspar; presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho; presidente da Confederação Sul Americana de Futebol, Nicolas Leoz; e presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, e o prefeito do município de São Paulo, Gilberto Kassab, não confirmaram presença. A ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, por motivos de agenda, cancelou sua participação.

O evento também vai contar com palestrantes que vão falar da experiência na organização da Copa de 2010, na África do Sul, e de atletas campeões do mundo, como os jogadores Ronaldo "Fenômeno" e Edmilson, pentacampeão mundial na Copa de 2002, que receberão prêmios, por suas carreiras, durante o seminário.



Projeto de lei

A iniciativa pioneira dos debates sobra a Copa do Mundo no Brasil é da Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia, que durante o evento formalizará a apresentação de projeto de lei que propõe o Programa de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

O projeto fixa os seguintes objetivos: apoiar e patrocinar projetos de esporte e lazer no Estado; apoiar políticas públicas de esporte e lazer; desenvolver projetos esportivos da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo; apoiar e patrocinar programas e projetos das secretarias municipais e diretorias municipais de esporte e lazer; e apoiar e patrocinar projetos de esporte e lazer das organizações da sociedade civil de interesse público, associações e entidades esportivas sem fins lucrativos.

alesp