Projeto de lei prevê criação de espaço família em centros comerciais


25/03/2011 16:05

Compartilhar:


Esse é um dilema que todos os pais e mães já passaram: levar crianças a banheiro de adulto é missão muito delicada. Os problemas são muitos, e geralmente envolvem o constrangimento de levar a criança no sanitário do sexo oposto por não ter um espaço destinado ao uso infantil.

Este é apenas um dos aspectos que incentivou o deputado André Soares a criar o Projeto de Lei 154, de 2011, que dispõe sobre a criação do Espaço família nos locais específicos.

A proposta prevê instalações sanitárias com infraestrutura adequada e compatível ao uso de crianças com até dez anos de idade, de ambos os sexos. Além disso, instrui para a colocação de um fraldário e permite a entrada de pais ou responsáveis no "espaço família".

"Criamos o projeto porque sabemos que é uma situação muito constrangedora ter de levar crianças a sanitários de adulto", explicou Soares. Ele entende que o estabelecimento que se propõe a atender famílias deve ter o mínimo de compreensão para perceber as necessidades das crianças e entender que estas também são consumidores e sujeitos de direitos.

Caso o projeto seja aprovado, terão de se adequar à nova norma os centros comerciais, shoppings, parques públicos, cinemas, estações de trem da CPTM e também do Metrô.



asoares@al.sp.gov.br

alesp