Deputados paulistas e gaúchos discutem criação de Universidade


29/03/2001 15:57

Compartilhar:


Membros da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e das Comissões de Educação e de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa de São Paulo se reuniram nesta quinta-feira, 29/3, na sede do Parlamento paulista para trocar informações sobre ensino superior. É que tramita no Legislativo gaúcho projeto de lei do Executivo que cria mais uma universidade naquele Estado.

"São Paulo possui a mais longa, ampla e rica experiência de ensino no país", declarou o deputado Onyx Lorenzoni (PFL), presidente da comissão gaúcha, ao justificar a visita à Assembléia Legislativa. Segundo ele, o encontro tem o objetivo de colher subsídios sobre o ensino superior público paulista. Ele acredita que conhecer os mecanismos de funcionamento de universidades estaduais públicas é fundamental para o parlamento gaúcho corrigir possíveis distorções do projeto do Executivo, além de evitar a repetição dos mesmos equívocos cometidos por seus pares em outros Estados.

Ainda hoje a comitiva, composta também pelos deputados Iara Wortmann (PMDB-RS), ex-secretária de Educação daquele Estado, e Edson Portilho (PT-RS), vice-presidente da Comissão, visita a USP, a UNESP e a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Sempre com o objetivo de conhecer os modelos de implantação da universidade, os parlamentares da comissão já estiveram no Paraná e em Santa Catarina.

Os deputados paulistas relataram suas experiências na área da Educação, como propostas de destinação de verbas da LDO para a área, as tentativas de democratizar o acesso à universidade e até mesmo a luta pela melhoria da qualidade do ensino. Farto material, como publicações técnicas, relatórios de reitores de universidades, cópias de leis e de projetos de leis, foi distribuído para os deputados gaúchos. O encontro foi organizado pelo deputado Rodrigo Garcia, líder do PFL, com a participação do deputado Vaz de Lima (PSDB), presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), presidente da Comissão de Educação e dos deputados César Callegari (PSB), Mariângela Duarte (PT) e Aldo Demarchi (PPB).

alesp