Encontro debate a política pública sobre drogas no novo governo

Flash
26/03/2003 14:15

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa está sediando, na tarde desta quarta-feira, 26/3, o debate A construção de uma política pública sobre drogas no novo governo do Brasil.

"Estamos promovendo um debate nacional sobre as drogas ilícitas e suas conseqüências, principalmente a violência urbana", falou o médico Fábio Mesquita, vice-presidente da Associação Internacional de Redução de Danos e coordenador da área de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Mesquita argumenta que uma política anti-drogas voltada apenas para a repressão não resolve o problema. "Queremos uma política social, que trabalhe mais a prevenção e não a repressão. Por isso defendemos a ida da Secretaria Nacional Anti-Drogas para um ministério civil que tenha um poder de articulação grande com a sociedade", ponderou, mostrando como alternativa a vinculação do programa ao Ministério da Justiça (como previa o programa de governo do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva) ou à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, atualmente vinculada à presidência da República.

O evento contará com duas mesas de debates. A primeira vai enfocar os aspectos da saúde e a segunda, os aspectos jurídicos e geopolíticos.

O debate é uma iniciativa da Rede Brasileira de Redução de Danos, Programa de Orientação e Assistência a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo e Instituto Brasileiro Giovanni Falconi de Ciências Criminais.

alesp