Osasco pode ser reconhecida oficialmente como Capital da Viola


31/07/2007 15:41

Compartilhar:


O deputado Marcos Martins (PT) protocolou na Assembléia Legislativa projeto de lei propondo que a cidade de Osasco seja reconhecida, oficialmente, como a "Capital da Viola". O parlamentar ressalta em seu projeto que outras cidades foram ou estão em vias de ser homenageadas, pela Assembléia, por suas peculiaridades.

"Osasco já é conhecida como Capital da Viola. O projeto apenas tornará oficial e, certamente, dará notoriedade para o município, que é celeiro de artistas, principalmente músicos sertanejos", lembra Marcos Martins.

Em seu projeto, Marcos Martins também destaca episódios históricos que justificam o documento, como o fato de, na década de 60, a radialista Pavão do Norte, como era conhecida, apresentar programa na antiga Rádio São Paulo, em que a maioria dos participantes era de Osasco. O programa se valia do slogan "vem aí da Capital da Viola", que ficou conhecido em todo o Brasil, datando, portanto, desse período a consolidação da imagem de Osasco como Capital da Viola.

Segundo o deputado, os municípios já homenageados são Bebedouro, Capital da Laranja; Cruzeiro, Capital da Revolução Constitucionalista de 1932; Cubatão, Capital das Bandas e Fanfarras; Jardinópolis, Capital da Manga; Pardinho, Capital da Música de Raiz; Quadra, Capital do Milho Branco; Tatuí, Capital da Música; e Ubatuba, Capital do Surf. "Essas homenagens valorizam a história, economia ou cultura das cidades", defende Marcos Martins.

O projeto está em trâmite na Assembléia, e a prefeitura de Osasco organiza concurso para artistas da cidade, com o intuito de escolher escultura que homenageie a Capital da Viola.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp