Mais atenção ao idoso


23/09/2003 18:39

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vitor Sapienza

O deputado Vitor Sapienza (PPS) cobrou nesta terça-feira, 23/9, em requerimento protocolado na Assembléia Legislativa, rigoroso cumprimento da declaração Universal dos Direitos Humanos no que se refere à preservação da dignidade humana.

Sapienza considera que cabe ao estado assegurar o gozo de todos os direitos dos cidadãos, principalmente às pessoas idosas, em relação às quais facilmente é identificável os maus-tratos dispensados pelas instituições financeiras, quando por vezes são destinados caixas insuficientes para o seu atendimento preferencial, em fila única e, muitas vezes, longas, enquanto outros caixas destinam-se aos demais usuários, resultando para o idoso longas horas na fila para serem atendidos.

Conforme Sapienza, as pessoas aposentadas não contam com as condições físicas ou de saúde para aguardar em pé nas filas por horas seguidas, devendo as instituições financeiras adotarem estrutura especial dirigida a essa parcela significativa da sociedade.

Baseado neste fato, o parlamentar afirma que "direitos humanos precisam ser exercidos junto aos necessitados e não junto aos bandidos sequestradores, entre outros".

O requerimento de Sapienza foi enviado ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Renato Simões (PT).

vsapienza@al.sp.gov.br

alesp