Tribuna


27/10/2011 18:55

Compartilhar:


Abertura da CPI



Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que, nesta quinta-feira, 27/10, foram concluídos os trabalhos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. De acordo Marcolino, os requerimentos apresentados no conselho foram rejeitados ou tiveram pedido de vista. "Ficou demnostrado nesta reunião que o Conselho de Ética não era mais o espaço para fazer a avaliação sobre venda de emendas". O deputado comentou o caso do secretário Bruno Covas, que teria, segundo Marcolino, recebido oferta de propina de R$ 20 mil na época que exercia mandato de deputado. (GN)



Greves trabalhistas



Marco Aurélio (PT) leu e-mail que recebeu do diretor adjunto do Simesp de Ribeirão Preto, Ulysses de Matos, contendo reivindicações de médicos estaduais grevistas. O diretor pediu o apoio dos parlamentares na luta por um salário melhor. O e-mail menciona mobilização da categoria, no Estado, pela exigência do piso nacional proposto pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). O deputado pediu que o conteúdo do e-mail fosse publicado na íntegra no Diário Oficial. (GN)



Movimentos sociais



Edinho Silva (PT) falou sobre a presença dos grupos sociais na Casa que reivindicam a realização de uma CPI para averiguar as acusações de corrupção contra parlamentares. Silva lembrou a importância do comparecimento dessas pessoas, dizendo que isso é a democracia, e não a Assembleia votar leis nas costas do povo. "Resta somente à Casa apurar os fatos e prestar esclarecimentos aos parlamentares e ao povo." (FG)



Verdade dos fatos



Olimpio Gomes (PDT) defendeu a instauração de CPI para avaliar as acusações de práticas de corrupção, por parte do governo e de deputados. O parlamentar ainda afirmou que as acusações não estão relacionadas às eleições de 2012, pois buscam obter a verdade dos fatos. Por fim, lembrou que é de suma importância que os eleitores cobrem as promessas de seus eleitos. (FG)



Momento importante



Gerson Bittencourt (PT) comentou que a política está passando por um momento importante, onde acusações poderão ser esclarecidas, inclusive as que se referem ao Poder Executivo. O parlamentar ainda afirmou que os deputados têm obrigação de fazer leis para melhorar a sociedade, mas para isso é necessário que a Assembleia seja uma Casa autônoma e sem irregularidades. (FG)



Investigação enterrada



Referindo-se ao desfecho da reunião do Conselho de Ética, nesta quinta-feira, 27/10, sobre as denúncias de venda de emendas parlamentares, Carlos Giannazi (PSOL) comentou que não imaginou um final tão deplorável, onde "as investigações foram enterradas pela base governista, que obstruem qualquer tipo de investigação". Giannazi ainda afirmou que o PLC 64, que determina o envio à Casa, pelo Poder Executivo, de relatório semestral da execução orçamentária, só foi aprovado porque houve pressão da opinião pública e dos movimentos sociais. "Mais uma vez o Legislativo paulista confirma que é apenas um cartório do governo estadual", criticou. (DK)



Homenagem à CUT



Citando os partidos políticos, os movimentos sociais, representantes de diversas entidades presentes no plenário Juscelino Kubitschek nesta quinta-feira, 27/10, Hamilton Pereira (PT) parabenizou a iniciativa e homenageou à CUT, fundada em agosto de 1983. "Dois meses atrás comemoramos 28 anos de existência da gloriosa Central Única dos Trabalhadores. Foi desse movimento que saiu o primeiro operário presidente da República deste país e agora, a primeira mulher a dirigir a quinta economia deste planeta", comemorou. (DK)



Governo estadual



"Os movimentos sociais na Assembleia transmitem energia e estimulam a luta da oposição contra a maioria que o governo estadual conseguiu formar nesta Casa", declarou Antonio Mentor (PT). O deputado criticou o PSDB, fez um apelo para que o governo seja investigado e disse que as CPI´s instaladas pelos tucanos envergonham a população. Para Mentor, o partido faz uso de assuntos que não são importantes para instalar CPI´s e evitar que o PT investigue as praças de pedágios de São Paulo. "É um assalto, temos o pedágio mais caro do Brasil". O parlamentar considerou o governo um poço infinito de irregularidades. (DV)



CPI



José Zico Prado (PT) falou sobre a mobilização da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que aconteceu nesta quinta-feira, 27/10, na Assembleia Legislativa. Segundo o deputado, já aconteceram pedidos para que fossem realizadas 72 CPIs. "O povo tem direito de saber o que há de errado e quem são os culpados". (DA)



Mobilização popular



"As pessoas só se lembram das mobilizações populares quando convém e esquecem do poder histórico que as movimentações possuem", disse Isac Reis (PT), ao falar sobre a mobilização da CUT. O deputado falou, também, sobre o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar: "o conselho tem poderes limitados e na questão da suposta venda de emendas eu acredito que quem libera os recursos é responsável pela fiscalização". (DA)



Averiguar denúncias



Geraldo Cruz (PT) afirmou que a população não acredita mais no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa e defendeu a instalação de uma CPI para averiguar as denúncias. Segundo o deputado, "é preciso investigar os casos, não podemos deixar que o dinheiro público vá parar nas mãos de quem não deve e que não seja investido em melhorias para a população". (DA)



Investigações



"Nós acreditamos na democracia e no debate, não vimos ninguém de partidos opostos virem aqui defender suas posições", afirmou Alencar Santana (PT) ao questionar a ausência de alguns deputados no plenário. Segundo o deputado, o fato de o Conselho de Ética ter encaminhado as investigações ao Ministério Público representa um enfraquecimento do Poder Legislativo. (DA)

alesp