Opinião - A impunidade estimula a violência


05/12/2011 12:34

Compartilhar:


Estamos vivendo, no Brasil, uma época muito difícil, na qual a violência toma conta de todas as cidades. E não é só nas cidades grandes, capitais de Estado: no interior também. Em cidades menores há registros de violência, inclusive na zona rural, ocorrências inacreditáveis até há bem pouco tempo. Por que isso está acontecendo? Porque a Justiça não está funcionando. A maior parte das notícias divulgadas " 90% dos noticiários de rádio, jornal e televisão " trata de agressão, de tiros, de homicídios, enfim de violência generalizada. Grande parte dos agentes desses crimes, entretanto, fica em liberdade. Por quê? Basta ver a situação dos presídios nos quais não cabe mais ninguém. O governador de São Paulo está construindo inúmeros presídios, mas não adianta: enquanto não acabarmos com a fábrica de bandidos neste país, poderemos construir quantos presídios pudermos e ainda faltará espaço para abrigar todos os marginais detidos.

É triste ver as estatísticas: na região de Ribeirão Preto, em presídios com capacidade para 700 presos, estão 1400, 1550. É como se um ficasse em cima do outro. O mais triste é eles ficarem o dia todo sem fazer nada, comendo e bebendo às custas do Estado, sem ocorrer um processo efetivo de recuperação.

Citei recentemente o acontecido em Franca onde uma indústria de calçados fez entendimento com a direção do presídio daquela cidade e alguns presos estão fabricando sapatos, guardando o dinheiro ou mandando para a família; cumprida a pena, eles poderão sair com emprego garantido porque aprenderam uma profissão.

Pedi ao governador de São Paulo, em pronunciamento na tribuna da Alesp, para que fossem instaladas, anexa aos presídios, oficinas profissionais com cursos profissionalizantes. Sessenta por cento dos presos não têm sequer ensino básico. É importante eles aproveitarem o tempo de cumprimento de pena em atividades úteis à própria sociedade. Há tempo também para jogar futebol, tomar sol mas, e depois? Ficar na cela o restante do tempo? Devemos, assim, colocar escolas, principalmente as profissionalizantes, nos presídios de todo o Estado de São Paulo, dando exemplo para o Brasil de como é possível uma boa recuperação dos presos, além de acabar com a fábrica de bandidos, principalmente agora: estamos vivendo uma época em que, ao contrário do ocorrido na Europa, não há grande desemprego. Na Espanha, por exemplo, 27% dos operários estão desempregados, ou seja, de cada 100, 27 estão sem emprego. No Brasil, graças a Deus, ainda estamos vivendo uma economia estável; não há, assim, motivo para tantos assaltos, homicídios e agressões.

Acontece que está em vigor hoje a lei de levar vantagem. Enquanto não houver punição para quem desrespeita a lei, esse estímulo terrível continuará.

Recebi um relatório divulgado pela imprensa informando o absurdo que ocorre na região de Ribeirão Preto: o percentual de alunos, de jovens, deixando a escola é enorme. Onde esses jovens vão parar? Tendo tantos exemplos de que o crime compensa neste país, infelizmente muitos deles vão acabar traficando e entrando no mundo das drogas, imaginando ganhar dinheiro mais facilmente do que estudando ou trabalhando.



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB) e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp