Os problemas da humanidade constituem a capacidade evocadora de Santi Sala

Emanuel von Lauenstein Massarani
12/03/2003 19:45

Compartilhar:


Santi Sala, nome artístico de José Blanes, encontrou na arte das cores uma razão de vida. Voltando-se para a originalidade do ato criativo, rejeita por instinto toda forma de "ismos" inertes e improdutivos, criando uma realidade facilmente compreensível e emocional, exprimindo em suas obras força e imediatismo.

Por sua formação teológica, cria personagens com expressões de uma calma espiritual, típica dos que têm dentro de si a força dos que crêem nos ideais de paz no mundo e na bondade entre os homens. Atraído pela figura, cuja capacidade evocadora está cada vez mais próxima do problema da humanidade, o pintor de origem catalã, há tempos radicado no Brasil, revela um grande sentido criativo.

Sua obra nada mais é do que uma mensagem empenhada, porque estritamente ligada à complexa dinâmica das sensações, da realidade e do inconsciente. A personalidade do artista é serenamente fiel à visão clássica. Possui um traço exato, sintético e direto, que dão ao tema central uma ilustração detalhada, tanto na dinâmica quanto na estruturação dos elementos que a compõem.

Desejoso de exprimir com pinceladas largas e fortes a essência das figuras e dos vultos, sua pintura, com impetuosidade gestual, nos faz partícipes, muitas vezes, de uma dramaticidade de notável valor construtivo e conceitual.

A obra de Santi Sala se constitui na afirmação de momentos psíquicos diversos que encontram, obviamente, expressão em modos variados. Possui inspiração e meios técnicos capazes de lhe propiciar uma controlada medida de si próprio. Na eventualidade de pinceladas mais fortes, sua exuberância sensitiva é evidente.

O artista pinta mais para si do que para os outros. Sua pintura Tríptico da Santíssima Trindade, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, não é programada ou meditada, parece instintiva, envolvente e de uma verdade tão evidente que produz ao espectador emoção e admiração.



O Artista

Santi Sala, pseudônimo de José Blanes Sala nasceu em Sabadell, Espanha, no ano de 1958. Instalou-se no Brasil a partir de 1977. Cursou o Liceu de Artes e Ofícios de Barcelona em 1974. Estudou História da Arte e Belas Artes na Universidade de Barcelona, entre os anos de 1975 e 1977. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1983.

Participou de várias exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Espaço Cultural Vergueiro, São Paulo (1993); Prefeitura Municipal de Santo André (1994); Academia de Bellas Arts de Sabadell, Espanha (1996); Caixa d'Estalvis i Pensions de Sabadell, Espanha (1997).

Possui obras em importantes acervos particulares e oficiais, como: Caixa d'Estalvis i Pensions de Sabadell; Prefeitura Municipal de Santo André e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp