Debate aponta caminhos para política de cultura


27/03/2003 20:19

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A implementação de uma loteria estadual para financiamento da cultura foi um dos assuntos tratados no debate promovido pelo deputado Vicente Cândido (PT) na tarde desta quinta-feira, 27/3, na Assembléia Legislativa, sobre caminhos para a implantação de uma política de cultura no Estado. O tema, é objeto da Lei 10.242/99, à espera de regulamentação, e deverá integrar a pauta para a reunião a ser agendada com a secretária da Cultura, Cláudia Costim. Outro item dessa pauta é a efetivação da Lei 8.809/94, já regulamentada, que estabelece incentivo à cultura.

Outros dois temas foram debatidos. Um deles foi a criação de um Fórum Conselho Estadual de Cultura para a sistematização de políticas públicas de cultura que contem com a integração entre segmentos culturais e políticos, unificando movimentos das várias expressões artísticas. O segundo foi o projeto que institui o Fundo Estadual de Cultura e Comunicação, a ser apresentado pelo deputado Vicente Cândido, nos moldes do que está em tramitação na Câmara Municipal, também de sua autoria, porém adaptado à esfera estadual.

"O Fundo deve ser constituído com verba do erário e contemplar várias áreas da cultura e da comunicação", informou Vicente Cândido, lembrando que é importante buscar parcerias com municípios. Segundo ele, a cultura é hoje o setor que mais gera empregos: "A cada um milhão de reais de investimentos são gerados 160 empregos, diferente do que ocorre na indústria, onde 100 milhões criam mil vagas."

O acesso das camadas de menor poder aquisitivo é, na opinião do deputado, um dos maiores problemas da comunicação. "Temos um mundo globalizado, mas para poucos," afirma Cândido.

O debate contou com a participação de representantes de vários setores ligados à cultura e à comunicação: Reinaldo Maia, diretor do Departamento de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura; Hélvio Tamoio, diretor da Fundação Nacional de Arte; Ricardo Campolim, presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias; Tadeu de Pietro, ator de teatro e TV; e Rachel Monteiro, produtora de cinema.

alesp