Deputada e moradores de Guarujá querem assegurar escola técnica e reabertura do curso de Manutenção de Aeronaves


08/08/2005 10:07

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Com receio de que a anunciada retomada do curso técnico de Manutenção de Aeronaves, em Guarujá, fique só na promessa, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e moradores de Guarujá estão articulando um movimento permanente de fiscalização e acompanhamento. Uma reunião, prevista para o dia 20, deverá definir os passos da luta.

Há sete anos, a parlamentar, pais, estudantes e professores lutam pela sobrevivência do curso. O grupo quer também assegurar que seja cumprida a promessa de instalação de uma escola técnica estadual (ETE) em Guarujá. O Curso de Manutenção de Aeronaves, que era oferecido pela Escola estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes, em Vicente de Carvalho, passaria a funcionar na nova unidade.

Segundo a parlamentar, falta apenas confirmar o local da reunião do próximo dia 20. "Nossa expectativa é reunir técnicos já formados, pais, professores e outros interessados", enfatiza. Também será convidada a Prefeitura de Guarujá, que ficou responsável pela construção do prédio da ETE.

O Curso de Manutenção de Aeronaves completaria 30 anos em 2005, se não houvesse sido extinto no ano passado. A reabertura de turmas, a partir do segundo semestre deste ano, foi objeto de duas reuniões realizadas em fevereiro. Em uma delas, o próprio secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos Meirelles, garantiu que uma nova classe seria criada em agosto. Em outro encontro, foi a vez da superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Laura Laganá, reiterar o compromisso.

Criado em 1975, o curso formou cerca de 600 profissionais, quase 80% absorvidos pelo mercado de trabalho. A Embraer foi a empresa que, ao longo dos anos, mais absorveu profissionais formados em Guarujá. Há também ex-alunos atuando em gigantes da aviação nacional e internacional, como as brasileiras TAM e Gol, as norte-americanas United Air Lines e Continental, e a irlandesa Ômega, onde o gerente de manutenção é formado pela escola.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp