Projeto disciplina atendimento telefônico


04/05/2005 16:59

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É difícil encontrar alguém que não tenha, pelo menos uma vez na vida, passado pela cansativa experiência de ficar "pendurado" em uma linha telefônica aguardando atendimento para uma consulta ou reclamação sobre produtos. Quase todas grandes empresas têm esse tipo de serviço para atender os clientes, mas ficar na linha esperando, sem saber por quanto tempo, é desgastante.

Pensando nisso, e para tornar essa relação mais clara, o deputado Mauro Bragato (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 216 para disciplinar o serviço. A idéia é obrigar todas as empresas que têm atendimento eletrônico a informar ao cliente o tempo estimado de espera da ligação. Quando o atendimento é gratuito o problema é só a perda de tempo e o desgaste pessoal, porém, há um serviço que tem crescido muito: o "0300", que tem a função de informar o cliente e vender produtos. Esse serviço é tarifado, com o custo da ligação imposto aos clientes.

É principalmente nesse setor que o projeto quer atuar. Fazendo com que o custo da ligação recaia sobre a empresa e o tempo de espera seja informado ao cliente. Disciplinando essa relação, Mauro Bragato acredita que a proteção e a defesa do consumidor serão garantidas, cabendo somente a ele decidir se aguarda o tempo anunciado ou faz uma nova ligação depois.



mbragato@al.sp.gov.br

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