Secretário Guardia fala sobre novos critérios de repasses federais


24/02/2005 21:05

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Após participar de reunião do congresso das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Orçamento e de Serviços e Obras Públicas nesta quarta-feira, 23/2, o secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, conversou com a imprensa sobre as mudanças que o Governo federal pretende implantar nos repasses de recursos e a situação financeira do Metrô.

Segundo Guardia, o projeto do governo federal apresentado recentemente traz novos critérios para o ressarcimento nas exportações, além de extinguir fundos. "As simulações feitas indicam perdas acentuadas para vários estados, principalmente para São Paulo. O principal problema reside no fato de o projeto considerar receita líquida valores referentes a créditos a serem recebidos".

Para 2005 o governo paulista ainda conta com repasses a receber e que deverão ser pagos antes de um acordo. "Nossa preocupação não se prende a operações de curto prazo".

O secretário foi indicado pelo Governo do Estado para conduzir as negociações junto ao BNDES sobre a situação financeira do Metrô. "Obtive um resultado primário, pois já consegui conversar com o secretário executivo do banco, Bernardo Appy. O que espero é que saibam separar política de questões técnicas", concluiu Guardia.

alesp