Parlamentar realiza ciclo de palestra no mês da mulher


08/03/2005 16:16

Compartilhar:


A deputada Beth Sahão (PT) realiza no mês de março um ciclo de palestras em 30 cidades do interior do Estado de São Paulo, como parte das atividades do mês da mulher. Nesta terça-feira, 8/3, ela fala para estudantes secundários de Presidente Prudente.

Entre os vários temas tratados pela deputada nestes seminários, um dos mais importantes diz respeito à violência doméstica, cujas principais vítimas são mulheres e crianças. Segundo um estudo da fundação Perseu Abrahmo, a cada 15 segundos uma mulher sofre violência dentro de seu lar no Brasil. O algoz, quase sempre, é o próprio parceiro.

Mas é preciso ressaltar também, segundo Beth, outros tipos de violência, como o assédio sexual no local de trabalho, os salários menores " mesmo quando a mulher exerce função idêntica à do homem ", a falta de uma ação de saúde pública eficiente voltada para a contracepção, entre várias outras.

A situação é tão grave que acaba de ser lançado uma propaganda institucional voltada para os torcedores de futebol. Este material será utilizado nos intervalos de jogos e programas esportivos.

A deputada é autora de projetos e emendas no sentido de criar uma rede de proteção destas mulheres, como Centros de Referências ligados às delegacias da mulher. A idéia é criar estrutura eficiente para receber e orientar a mulher vítima de maus-tratos. "É preciso encarar o problema da violência doméstica de frente", afirma Beth.

"Quebrar o silêncio em torno do tema é fundamental para uma mudança de comportamento dos homens e das próprias mulheres. Na maioria das vezes, elas calam-se por medo ou vergonha", afirma a petista.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp