Governo do Estado investirá R$ 2,2 milhões no CAIS de Lins


21/03/2005 09:04

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin vai investir R$ 2,2 milhões este ano no Centro de Atenção Integral à Saúde Clemente Ferreira, no município de Lins, região de Bauru. A informação é do deputado Pedro Tobias (PSDB), que intercedeu pela liberação dos recursos para o hospital junto à Secretaria da Saúde estadual.

"É o melhor presente para o nosso hospital, que está prestes a completar 50 anos. Queremos agradecer ao deputado Pedro Tobias, que tem apoiado todas as nossas iniciativas", afirmou a diretora técnica do CAIS, Deiserê Lacerda Cerqueira César.

De acordo com o deputado, o investimento do governo do Estado faz parte do programa de reestruturação e modernização do hospital psiquiátrico de 340 leitos, visando adequá-lo à nova política de saúde mental, que determina atendimento totalmente humanizado aos pacientes.

A diretora também explicou onde serão aplicados os recursos, que serão liberados em várias parcelas ao longo de 2005, de acordo com o processo licitatório que será feito pelo Estado. Segundo Deiserê, entre as prioridades estão a reforma geral do telhado do prédio, a construção de residências terapêuticas, a reforma geral e da lavanderia e a aquisição de equipamentos para ela, a compra de uma nova ambulância e de equipamentos hospitalares, como cem cadeiras de rodas especiais, camas, computadores e periféricos.

Com 33 mil metros quadrados de área construída, o CAIS de Lins completará 50 anos no próximo dia 30 de setembro. Dos 340 leitos, 120 são para crianças e adultos com problemas neurológicos de longa permanência e os demais para psiquiatria, destinados a pacientes em processo de reabilitação física e psicossocial. Há ainda 30 leitos no hospital-dia, que está se transformando em Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. Este local tem como principal vantagem, segundo Deiserê, o fato de muitos pacientes poderem ficar acolhidos de cinco a dez dias, se necessário, evitando a internação em hospitais psiquiátricos.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp