Museu de Arte - Marcos Mendes com rigor, emoção e grande acorde final, toca o seu "Ensaio de Orquestra"


04/05/2009 14:19

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MENDES7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MENDES1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MENDES5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A exemplo da maioria dos profissionais da fotografia, também existem para Marcos Mendes os trabalhos de encomenda e os de pesquisas pessoais, intimamente ligados a sua emoção interior, na qual uns influenciam os outros. Sendo a música a musa central do tema de sua inspiração, ainda maior é a satisfação formal e sentimental de reconstruir em espaço bem definido, o "modus" como a sente, a composição na qual a insere e o momento escolhido.



Poeta e músico da fotografia, ele se expressa como artista discreto e sensível, alimentado por um trabalho global de composição, onde rigor e emoção se unem constantemente para um "grande acorde final".



Jeanloup Sieff, grande fotógrafo e pensador, afirma com muita propriedade que "A fotografia é o pesar que passa e a necessidade de se conservar alguns pedaços". Dentro dessa ordem de idéias, Marcos Mendes, excelente fotógrafo do jornal O Estado de São Paulo, tomou para si a tarefa de realizar uma série de fotografias que reuniu sob o título "Ensaio de Orquestra".



Inspirando-se no maravilhoso filme de Federico Fellini e tendo os músicos e os instrumentos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo como fonte de sua inspiração e de sua sensibilidade, o jovem fotógrafo paulista conseguiu impregnar sua obra de extrema finura.



Se analisar demais elimina a emoção, Marcos Mendes prefere à fotografia didática aquela do sentimento, na qual o tema, por mais importante que seja, é menor do que o olhar que sobre ele pousa. Naturalmente não existem temáticas boas ou más, existe, sim, a qualidade do olhar que sobre elas se fixa.



Por meio de uma cuidadosa pesquisa estrutural da linguagem fotográfica e de suas estratégias, este fotógrafo demonstra a grande margem criativa e individual que possui. "Ensaio de Orquestra" do qual seis fotos fazem parte hoje do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, constitui uma pausa reflexiva, dotada de intensa concentração, mas sobretudo repleta de beleza plástica e de profunda musicalidade.



O Fotógrafo



Marcos Mendes nasceu em São Paulo no ano de 1964. Teve seus primeiros contatos com a fotografia através de seus irmãos mais velhos, Levi Mendes, fotógrafo da Placar e Toninho Mendes, criador da Editora Circo, e que trabalhou em diversas revistas e jornais. Assim, conviveu com fotógrafos como Hélio Campos Mello (atual editor da Revista Isto É).



No início dos anos 80, fez o curso de fotografia do Senac. Logo depois, começou a trabalhar como assistente do Estúdio Abril, junto a nomes como Bob Wolfensson, J. R. Duran, Pedro Rubens e Pedro Martinelli. Foi, também, assistente do fotógrafo Thomaz Sussemil.



No início dos anos 90, aceitou convite do então editor de fotografia do jornal O Estado de São Paulo e tornou-se o primeiro fotógrafo do caderno para jovens "Cola". Incorporado à equipe da Agência Estado, participou de coberturas jornalísticas em todas as áreas.



Teve fotos publicadas em jornais e revistas de vários países, como material sobre a Tribo Umerê, estampado nas páginas da revista Times. Ganhou prêmios, como o Governador do Estado, em 1992. Atualmente gerencia o estúdio fotográfico do jornal O Estado de São Paulo.



Possui obras em coleções particulares, oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp