Fiscalização dos serviços de travessia de barcas


11/03/2009 17:14

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) apelou à Capitania dos Portos para que fiscalize com rigor o serviço de travessia de pedestres entre Santos e Vicente de Carvalho, em Guarujá. A parlamentar pede que sejam apuradas denúncias de superlotação nos horários de pico e atrasos, motivados por defeitos nas lanchas em operação.

"Mais de 13 mil pessoas são transportadas diariamente e os serviços vão de mal a pior", revela a deputada. Usuários que procuraram a parlamentar para pedir ajuda informaram que a situação está crítica há cerca de 10 dias, depois que as barcas Itapema e Paecará apresentaram defeitos.

A parlamentar relatou as queixas dos passageiros em ofício que encaminhou ao capitão dos Portos de São Paulo, Afrânio de Paiva Moreira Júnior. "Se o Dersa, que administra a travessia, se mostra omisso, confio que a Capitania dos Portos atuará com firmeza", observa Prandi.

A parlamentar não se conforma ao constatar que os problemas se eternizam. "É uma vergonha! Em 2003, o governo do Estado divulgou um plano de modernização das travessias que nunca saiu do papel. Foi anunciado investimento de R$ 20 milhões, depois reduzido para R$ 7 milhões, e nem assim foi cumprido", afirma.

A deputada Prandi tem história de uma década de combate ao sucateamento das travessias e sabe que os problemas da Paecará são antigos. Defende que o governo do Estado invista na renovação da frota, com lanchas maiores, mais modernas e adequadas às exigências atuais.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp