Movimento negro debate desigualdade racial na saúde pública


14/11/2006 15:21

Compartilhar:


O deputado Roberto Felício (PT) está apoiando a realização da 3ª Semana Municipal das Religiões Afro-brasileiras para debater a desigualdade racial na rede de saúde pública. O evento será no próximo dia 18/11, das 13h às 17h, na Casa do Povoador, em Piracicaba, e contará com a participação de entidades ligadas ao movimento negro.

Segundo o pai Ronaldo de Xangô, um dos coordenadores do evento, é necessário sensibilizar gestores de saúde para a discriminação no atendimento e debater o combate ao racismo e sua relação com o setor da saúde. Ele destaca também a importância de desmitificar os rituais ligados às religiões de matrizes africanas. "Os procedimentos ritualísticos ligados à saúde precisam ser respeitados, sem preconceito nem rótulos", observa.

Mamètu Yademaza, sacerdotisa de candomblé e profissional na área de saúde pública, dará a palestra "Saúde e Religiões Afro-brasileiras".

A 3ª Semana das Religiões Afro-brasileiras tem o apoio das seguintes entidades: Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde Pública, Grupo de Valorização do Trabalho em Grupo, Centro de Documentação Cultura e Política Negra, Siemaco Piracicaba, Projeto Umbundo e Secretaria Municipal de Ação Cultural.

rfelicio@al.sp.gov.br

alesp