Segundo secretário da Assembléia Legislativa presta contas


17/09/2003 18:08

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

A atual Mesa Diretora completou nesta segunda-feira, 15/9, seis meses à frente da Assembléia Legislativa. Composta pelos deputados Sidney Beraldo, presidente, Emidio de Souza, 1.º secretário, e José Caldini Crespo, 2.º secretário, a Mesa tem trabalhado em diversas frentes. O lançamento do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Sustentado, as discussões regionalizadas sobre o Plano Plurianual (PPA), o III Seminário Regional Interlegis, além da continuidade do trabalho do Instituto do Legislativo Paulista, em consonância com a Fundação Seade, para a divulgação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e a fiscalização e o estudo da aplicação do índice são algumas das tarefas desenvolvidas nestes primeiros seis meses de atividade.

Além de trabalhar na execução de novas propostas de desenvolvimento para o Estado de São Paulo, a Mesa tem trabalhado também para a melhoria das condições físicas e estruturais do prédio do Palácio 9 de Julho. Nos últimos meses, pode-se afirmar que a atual Mesa Diretora transformou o Palácio 9 de Julho num canteiro de obras, com o objetivo de sanar problemas antigos que vinham se arrastando, alguns deles desde que o prédio foi inaugurado, e melhorar a adequação do prédio, inclusive sua acessibilidade.

Telhado e goteiras

Entre as obras que se encontram em andamento sob a coordenação do 2.º secretário, deputado José Caldini Crespo, destaca-se a troca do telhado do Palácio 9 de Julho, com a impermeabilização total do mesmo e o fim das goteiras no prédio, um problema de anos. "O telhado da Casa estava mal feito, com caída para dentro", diz o diretor do Departamento de Serviços Gerais (DSG), Roberto Passarelli. De acordo com ele, além da troca do telhado e da impermeabilização, será aumentado o número de saídas de água, possibilitando melhor escoamento da água da chuva.

A obra do telhado teve início em 25 de agosto e deverá estar concluída até o final de outubro. Para a conclusão dessa obra, lembra o deputado Crespo, o Hall Monumental deverá ser interditado. "Sabemos que as obras têm causado transtornos aos meus colegas deputados, aos funcionários e aos visitantes da Assembléia, mas são obras que precisavam ser feitas e não podiam mais ser adiadas", afirmou Crespo, para quem, muitas das obras não foram feitas até hoje, exatamente para evitar esses transtornos.

Também estão sendo eliminadas as goteiras existentes por todo o prédio, inclusive as da Procuradoria, frutos de problemas não apenas oriundos da chuva mas também do encanamento da Casa.

Fôrmas de madeira

"Há algum tempo, descobriu-se que a Casa ainda tinha, em seu interior, as fôrmas de madeira utilizadas na sua construção", relata o 2.º secretário, "mas até hoje a madeira não havia sido retirada, sendo foco, inclusive de cupins". A madeira vem sendo, portanto, retirada, do 6.º ao 1.º andar, em todos os corredores. Além de "desenformar" o prédio, também estão sendo eliminados diversos canos que, ao longo dos anos, foram sendo inutilizados e se encontram sem serventia, mas continuam ocupando espaço na construção.

Canos, fios e registros hidráulicos estão sendo identificados e novos conduites instalados de forma a permitir uma melhor organização. O novo forro deverá ser concluído na metade do próximo mês.

Ar-condicionado e janelas

Estão sendo instalados nos corredores, embaixo dos aparelhos de ar-condicionado, drenos que deverão acabar com os "copinhos e garrafinhas" que hoje são dispostos sob os aparelhos a fim de recolher a água que deles pinga. Novos caixilhos estão sendo colocados nas janelas dos gabinetes dos deputados, tornando possível, inclusive, uma melhor circulação naqueles locais. "As janelas antigas abriam girando em torno de um eixo, no sentido horizontal, o que causava acidentes. Nos dias de chuva, os corredores chegavam a ficar alagados". Os 650 novos caixilhos tornam possível abrir as janelas de baixo para cima.

A rede coletora que está sendo instalada sob os aparelhos de ar-condicionado deverá estar em funcionamento até o final de outubro. Já a troca dos caixilhos das janelas deverá estar concluída ainda neste mês de setembro.

Passarelas

As passarelas que interligam o chamado corredor do meio ao corredor dos gabinetes dos deputados estão sendo substituídas. As novas passarelas ficarão no nível do pavimento de cada andar, serão de concreto e revestidas de granito, assim como o restante do piso, já existente, possibilitando uma melhor acessibilidade. As passarelas que estão sendo substituídas foram feitas em madeira, revestidas com piso emborrachado, e escoradas sobre vigas, formando um degrau de cerca de 30 cm. "Agora niveladas, teremos verdadeiras pontes de concreto e não mais simples passarelas, que aliás, se encontravam comidas por cupins", explica o diretor do DSG. As novas passarelas deverão ser entregues ao uso dos freqüentadores da Assembléia até o final do mês de novembro.

ILP

As obras de construção do prédio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) também ficaram a cargo da 2.ª Secretaria da Assembléia. O ILP está praticamente pronto - conta com salas para a sua administração, para aulas e treinamento, além de um jardim na sua entrada e sobre sua cobertura - e deverá ser entregue até o final deste mês de setembro.

Obras futuras

De acordo com o 2.º secretário, deputado José Caldini Crespo, está em estudo um projeto para a troca do sistema de esgoto de todos os banheiros do Palácio 9 de Julho. "O sistema de esgoto da Casa tem problemas diversos, que estão sendo solucionados", diz. Um exemplo dos problemas é que parte do esgoto do prédio era canalizada para a galeria de águas pluviais que passa pelo estacionamento dos funcionários do Palácio 9 de Julho e não para o sistema de esgoto. Outro exemplo é que a sujeira proveniente das caixas de gordura instaladas no prédio voltavam através de dutos construídos para levar os cabos da rede elétrica da Casa. Essas caixas de elétrica estavam desativadas, mas se cruzavam com as caixas de gordura e com os canos de esgoto. "São os chamados vasos comunicantes, que acabavam causando mau cheiro em diversos pontos do prédio", conta. O problema também já está sendo resolvido.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp