Site da Assembléia permite acesso à história política de São Paulo


21/06/2002 20:51

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O site da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, www al.sp.gov.br, permite ao usuário o acesso à história de São Paulo, inclusive à relação dos governantes do Estado, datas e documentos.

Uma curiosidade são os termos de posse, que foram fotografados e estão à disposição de quem consulta o site. O mais antigo ao que se tem acesso é o termo de posse de Americo Braziliense de Almeida Mello, que governou o Estado de São Paulo durante alguns meses de 1891. Ele assumiu em 11/6/1891 e renunciou em 15/12/1891. Eleito pelo Congresso Constituinte, o presidente do Estado de São Paulo acabou renunciando por não concordar com a política da época quando o presidente do país, Deodoro da Fonseca entrou em atrito com o Congresso Nacional e com seu próprio vice, Floriano Peixoto. Americo Braziliense foi substituído por Sergio Tertuliano Castello Branco, que assumiu apenas por algumas horas no dia 15/12/1891, após as quais também renunciou. Seu substituto foi José Alves de Cerqueira Cezar, que governou de 15/12/1891 a 23/08/1892.

Fontes primárias

"O público, normalmente, não tem acesso às fontes primárias da história, como os documentos que estão disponibilizados no site da Assembléia", diz Auro Augusto Caliman, secretário geral parlamentar.

Os dados que se encontram no site foram coletados pelo pesquisador e funcionário da Assembléia Legislativa Antônio Sérgio Ribeiro.

Para se chegar aos termos de posse dos governadores, basta entrar no site da Assembléia, clicar no ícone "Eleições", depois em "Governantes". Após isso o usuário terá à disposição textos explicativos e documentos.

alesp