NOTAS DE PLENÁRIO


28/03/2005 18:40

Compartilhar:


Dias difíceis

O deputado Milton Flávio (PSDB) expressou sua preocupação com o futuro do Brasil, referindo-se aos próximos dois anos,.O parlamentar acredita que a população brasileira começou a reagir. Segundo o deputado, notícia publicada pela Folha de S. Paulo de hoje, 27 meses após início do governo Lula, a aprovação do público ao presidente é de 39%. Na mesma época, o governo FHC tinha 51% de aprovação. "Isso significa luz amarela para o Lula e os petistas. Quais razões levaram a população a mudar tão rapidamente sua avaliação?", indagou Milton Flávio. "O governo federal reajustará o funcionalismo público em apenas 0,1%, enquanto o Executivo obteve aumento de quase 50%, e os gastos com os 45 mil novos funcionários - a maioria sem concurso - aumentou também", citou o deputado. "O novo governo investe 53% menos em infra-estrutura e em transporte". Para o parlamentar, isso só reforça a crença de que a população continua trabalhando para manter os privilégios dos privilegiados do país, que não são poucos. Por fim, o deputado diz que não gostaria de fazer esse sermão, mas o Brasil ainda tem 1 ano e 8 meses difíceis pela frente.

Parabéns a Juquitiba!

O deputado Romeu Tuma (PMDB) homenageou a população de Juquitiba pela passagem do quadragésimo aniversário de emancipação político-administrativa do Município. Tuma contou que há 25 anos seu primeiro trabalho policial na localidade foi a prisão de um criminoso que assassinara um casal. O deputado exerceu cargo de delegado seccional da região de São Lourenço da Serra e Juquitiba, período em caíram os índices de criminalidade na região. "Fizemos o que todo funcionário público deveria fazer por sua cidade". Tuma aproveitou a oportunidade para pedir ao Governo do Estado que invista em equipamento policial militar na região. Solicitou também a melhoria dos serviços de transporte escolar, que segundo o deputado não oferecem a devida segurança. Tuma parabenizou os 9 vereadores eleitos de Juquitiba, que nunca haviam exercido mandato antes. "Sobressaiu a vontade da população!", finalizou.

Injustiça

O deputado Palmiro Mennucci (PPS) indignou-se com a situação dos coordenadores pedagógicos, assistentes de diretores de escola e orientadores escolares que, de acordo com o parlamentar, dedicaram anos às suas carreiras e agora foram submetidos à subcategoria, recebendo salários aquém do que merecem, como se estivessem em início de carreira. O parlamentar pede correção ao governo, alegando que isso não aumentará os gastos públicos. "Onda está a justiça? Destruir carreiras profissionais desconsiderando anos de trabalho e dedicação? A situação desses profissionais é péssima. É preciso resgatar suas profissões e garantir-lhes condições mínimas de sobrevivência."

Estado de abandono

O deputado Orlando Morando (PL) mostrou-se inconformado com o estado de conservação de uma escola pública de São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, segundo o parlamentar, "péssimo". De acordo com ele, além de vazamentos, infiltrações e fios à mostra, o esgoto corre a céu aberto. Outro assunto abordado por Morando foi a devastação ambiental em Ilha Bela que, segundo denúncias, conta com a participação do prefeito. Para o deputado, caso seja necessário, a Assembléia deverá instalar uma CPI para averiguar as denúncias veiculadas pela imprensa.

alesp