Audiência pública vai debater condições de trabalho dos cortadores de cana


24/04/2006 16:01

Compartilhar:


As condições de trabalho, as doenças ocupacionais e a morte de trabalhadores canavieiros no Estado de São Paulo serão discutidas em audiência pública que será realizada nesta quarta-feira, 26/4, às 15h, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa.

Para debater a questão foram convidados Luiz Roberto Barradas, secretário estadual da Saúde; Márcio Chaves, delegado regional do Trabalho; Antonio Carlos Lima, diretor do INSS; Manoel José dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; Siderlei Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação; Rosiver Pavan e Maria Cristina Gonzaga, presidente e pesquisadora da Fundacentro, respectivamente; Hélio Neves, presidente da Federação dos Empregados Assalariados do Estado de São Paulo; Marcelo Goulart, promotor de Meio Ambiente e Conflitos Agrários do Ministério Público Estadual; Francisco Alves, engenheiro pesquisador do Departamento de Engenharia e Produção da Universidade Federal de São Carlos; e prefeitos de cidades com grande produção canavieira, como Araraquara, Ribeirão Preto, Piracicaba, Américo Brasiliense e Rincão, entre outras.

A audiência faz parte das atividades da semana em que são lembradas as vítimas dos acidentes nos locais de trabalho " 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi adotada pela Organização Internacional do Trabalho. De 24 de abril a 2 de maio, serão realizadas em todo o Estado atividades voltadas para a denúncia da precarização do trabalho e da incidência de doenças ocupacionais, e também para lembrar os acidentes e mortes de trabalhadores. Na capital, estão sendo organizadas exposições em estações do metrô, seminários, leituras em peças de teatro e exibição de filmes sobre o tema, além de audiência pública e videoconferência transmitida da Assembléia Legislativa para dez Estados.

italopt@al.sp.gov.br

alesp