Início de mandato

OPINIÃO - Arnaldo Jardim
12/03/2003 21:19

Compartilhar:


Ao assumir, agora, o mandato de deputado estadual quero aproveitar para reiterar e celebrar compromissos. Orgulho-me de ter sido eleito com uma votação expressiva, fazendo uma campanha com propostas e, mais do que isso, não tendo nenhum tipo de concessão que, do ponto de vista pessoal e filosófico, significasse, como se diz, "ter rabo preso".

Sei que assumo este mandato amparado por anos de experiência. Tive a oportunidade de exercer cargos executivos (secretário da Habitação), sempre tive várias responsabilidades no Legislativo (relator do Anteprojeto da Constituição Estadual; relator do Fórum São Paulo Século XXI; relator da CPI dos Combustíveis etc). Sempre busquei não só me dedicar com afinco e empenho nas tarefas que me cabiam, mas busquei fazê-las de uma forma que, tendo olhos e ouvidos abertos, pudesse sempre ter em cada uma dessas funções um constante aprendizado.

Olho e vejo que poderia ter tido muitas vezes outros tipos de atitude; ter percebido algumas questões que fossem mais relevantes; ter tratado outras secundárias como efetivamente questões menores; ter identificado alguns novos talentos e ter tido a capacidade e a paciência de buscar acompanhar o seu desenvolvimento. Portanto, reconheço que cometi erros, mas quero também, com muita segurança e mesmo orgulho, dizer que não transigi do ponto de vista dos princípios, da forma de agir, da linha de conduta que acredito e pratico.

Sei que assumo este mandato em um momento diferenciado. No País há uma grande vontade de mudar, expressa no resultado eleitoral e nas possibilidades que se abrem com a gestão de Lula à frente da Presidência da República - não só novas prioridades, mas inovar na forma de fazer política. Assumo também no momento em que o governador Geraldo Alckmin, de uma forma efetiva, inicia aquilo que será realmente o seu governo, ou seja, um governo inaugurado por ele próprio e a partir de uma eleição em que ele foi o agente principal. E ele, que tem preconizado um governo que seja solidário, que busca a qualidade dos serviços públicos, que seja capaz de amparar o espírito empreendedor. Portanto, me anima muito poder acompanhar o início desta nova etapa.

Por isso tudo quero, em primeiro lugar, agradecer a todos que depositaram sua confiança através do voto. Quero agradecer à equipe mais próxima de trabalho que sempre me animou e esteve ao meu lado. Agradeço também aqueles que compartilharam as agruras de natureza mais pessoal, a família e todos com quem tenho a satisfação de privar de relações de amizade e companheirismo. E dizer que preciso da ajuda de cada um, por meio de suas observações críticas, para que possamos acertar o mais possível e errar menos. Assim, contribuir para que o nosso País reencontre a política feita com dignidade e para que nós possamos ter um aumento da credibilidade e da representatividade do Poder Legislativo. Este é o meu compromisso.

Arnaldo Jardim é deputado estadual, engenheiro civil, ex-secretário da Habitação e relator geral do Fórum SP Século XXI

alesp