Notas de Plenário


09/08/2005 18:52

Compartilhar:


Trânsito problemático

Donisete Braga (PT) cobrou do Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, que a linha D volte a funcionar. O trem ligava a estação Luz do metrô a Rio Grande da Serra e era fundamental na hora do rush, entre 6 e 8h30 da manhã, e 17 e 19h30. Os trens da CPTM atendem 22 municípios, com 87 estações, num total de 270 km de linha, servindo a quase 1 milhão e 300 mil passageiros. "Deveria haver uma política de estado para investir em trens e metrôs, pois significaria diminuição na problemática do trânsito". Por fim, o parlamentar cobrou reformas em estações de trem de cidades como Tamanduateí, Mauá, São Caetano do Sul, e Santo André.

A serviço da morte

O deputado Fausto Figueira (PT) comentou o aniversário do ataque americano a Nagasaki e Hiroshima: as bombas atômicas mataram 140 mil pessoas: "70 mil na hora, 70 mil depois", complementou. Para Figueira, a partir desse episódio, uma nova ordem se instaurou no planeta. "Com o crescimento tecnológico a serviço da morte, o terror deformou-se, passando a ter todas as formas". Segundo o deputado, ameaças nucleares ainda existem. Os atos terroristas estão cada vez mais temíveis, com explosões em linhas de metrô e destruição de arranha-céus. "O aniversário das bombas atômicas traz lembranças muito dolorosas".

Diversos assuntos

Milton Flávio (PSDB) anunciou a primeira formatura da Fatec Botucatu. Para ele, a faculdade gratuita pública corresponde a uma faculdade regional e 80% dos alunos sai de lá empregado. O parlamentar também falou sobre a inauguração, em Avaré, de um centro de penas alternativas. "Os juízes sabem que nem sempre é necessário punir com reclusão", justificou. Por fim, o deputado mostrou satisfação ao falar sobre uma homenagem ao dramaturgo Gianfracesco Guarnieiri, à qual esteve presente, e também confirmou a liberação de R$ 3 milhões feita pelo governo para investimento no teatro e na inclusão cultural.

Delegacia em campanha

De acordo com matéria publicada ontem na Folha de São Paulo, o 91º Distrito Policial faz campanha pelo armamento, informa o deputado Vanderlei Siraque(PT). "Lamentamos esse fato. Raras são as vezes em que a população vai ter direito de exercer sua participação. Quem deve dizer sim ou não são os eleitores e por isso eles precisam estar bem informados". Siraque argumentou que não cabe a ele convencer a população a votar sim ou não, pois para isso existem frentes parlamentares que farão as campanhas pró e contra o fim da comercialização das armas. "Mas não é papel da delegacia fazer essa campanha. O Brasil é o segundo país do mundo em número de mortes por arma de fogo, mais de 100 pessoas morrem dessa maneira por dia."

Comece a rezar!

"Não tem validade nenhuma esse plebiscito. Vão gastar mais de R$1 bilhão na campanha. Pra quê?", protestou o deputado Conte Lopes (PP). Para o parlamentar, a população não vive comprando arma de fogo. O grande problema não é esse. É preciso desarmar primeiro os bandidos para depois desarmar a população. "Se tiramos as armas da população, como ela vai se defender? Não aconselho a comprar arma, mas o bandido vai. As autoridades deveriam proibir logo essa comercialização. Pra que fazer o cidadão sair de casa para votar? Assuma a proibição! Mas quem estiver desarmado, comece a rezar!".

A morte do jornalista

O deputado Ítalo Cardoso (PT) mostrou-se triste pela morte do jornalista Rogério Santos de Oliveira, de 31 anos, conhecido como Rogério Panda, no dia anterior. "Conheci poucas pessoas que tinham coragem, ousadia, profissionalismo e capacidade como ele". Suas reportagens foram importantes para se desvendar a máfia dos camelôs, teve a vida ameaçada pelas reportagens que fez e trabalhou em diversos veículos como a Folha de S. Paulo, o Estado de S. Paulo, Folha da Tarde, foi assessor da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal do Transporte. "Meus sentimentos pela perda desse jovem jornalista".

Brasil e Equador

O deputado Simão Pedro (PT) fez referência ao 186º aniversário de independência do Equador. De população basicamente indígena, o país tem importantes recursos petrolíferos e áreas agrícolas muito ricas, além de exportar produtos primários, como petróleo, banana, café, cacau, camarão e atum. Conforme o parlamentar, os governos do Brasil e do Equador têm estreitado as relações comerciais entre os dois países. "Uma área de que o governo federal tem cuidado com muita competência."

Banqueiro feliz

Pedro Tobias (PSDB) falou sobre dois projetos do Executivo em tramitação na Assembléia: o Água Limpa, que beneficia cidades com até 150 mil habitantes com o tratamento dos esgotos desses municípios, e o referente à urbanização dos conjuntos habitacionais da CDHU. Saindo da esfera pública, o parlamentar comentou, com certa indignação, o lucro bilionário do Bradesco no primeiro semestre de 2005. "Nos últimos anos, apenas os banqueiros são felizes."

Momentos de lazer em São Paulo

Na opinião do deputado Marquinho Tortorello (PPS), São Paulo deve incentivar o chamado turismo de negócio e voltar investimentos para esse segmento. "São Paulo pode e deve proporcionar a cada cidadão momentos de lazer", enfatizou o parlamentar, ao mencionar os pontos turísticos da cidade, como museus, teatros, restaurantes e outros. Para ele, o desenvolvimento do turismo proporciona a melhora de outros serviços públicos, como a segurança e o transporte.

Encontro de prefeitos

De acordo com o deputado Luis Carlos Gondim (PL) na última quinta-feira, 4/8, aconteceu um encontro de prefeitos no Vale do Paraíba, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. O parlamentar, que também é um incentivador do turismo, ratificou a importância do turismo para o estado. Nesse sentido, o governador ouviu as reivindicações dos prefeitos do Litoral Sul do Estado e da Serra da Mantiqueira.

Preocupação com a imagem

Ao falar sobre a crise política do país, Milton Flávio (PSDB) afirmou estar preocupado com a imagem que a população passou a ter dos políticos. O parlamentar criticou o PT pela forma como está sendo conduzido o processo de cassação dos parlamentares envolvidos no esquema de corrupção e questionou como teria sido o processo eleitoral sem a participação do publicitário Marcos Valério, suposto condutor de toda a corrupção no meio político nacional.

Qual santo é mais santo?

Ítalo Cardoso (PT) ironizou Milton Flávio (PSDB: "É preciso ter muita coragem. O PT sempre teve seu debate aberto na sociedade, sempre agiu com transparência ao fazer política". Segundo Ítalo, pela primeira vez o governo abriu suas portas para ser investigado através das CPIs, e Milton Flávio "ou tem vontade de vir ao PT para debater ou o PSDB não tem problemas de ordem moral, política. Não aceitamos esse tipo de lição de moral. Não venha falar que o seu santo é mais santo que o meu!".

Fiscalização das ONGs...

O deputado Carlos Neder (PT) disse que a reforma política precisa de mais agilidade. Quanto à atuação das organizações sociais na área da saúde e cultura, ele informou haver mandado ofício ao Tribunal de Contas do Estado para que fossem fiscalizados os recursos utilizados por essas organizações. O parlamentar ainda anunciou que o prefeito José Serra enviou projeto de lei à Câmara Municipal para que essas ONGs de São Paulo não sejam apenas para a saúde e a cultura, mas também para o ensino, para a pesquisa científica e para a preservação do ambiente.

...e das agências reguladoras

"Fiscalizar serviços é responsabilidade do estado", disse o deputado Arnaldo Jardim (PPS). "Mas é preciso tomar cuidado para que a agência reguladora não seja estudo do direito de captura política, que o governador não mude seus dirigentes a cada renovação de mandatos". Segundo ele, distribuidoras de energia recebem subsídios para ter seus próprios recursos e o parlamentar pede que o governo não estrangule tais atitudes. "É preciso dar autonomia financeira às agências". Por fim, o deputado disse que um desafio é a respeito do gás natural, que tem uma disponibilidade maior e não há lei para regulamentar seu uso.

alesp