Projeto propõe identificação de veículos roubados nas praças de pedágio


17/05/2005 15:53

Compartilhar:


Projeto de lei de autoria do deputado Geraldo Vinholi (PDT), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, propõe a instalação de câmeras de monitoramento nas cabines de pedágios das rodovias do estado de São Paulo, com o objetivo de fazer a identificação de veículos roubados, entre outros.

De acordo com o deputado, com câmeras interligadas às Secretarias de Estado pertinentes e aptas a fazer a leitura das placas dos veículos, será possível identificar automaticamente se eles são furtados, roubados ou têm pendências de licenciamento e de IPVA.

O projeto do deputado Vinholi " PL 289/2005, publicado no sábado, 14/5 " propõe, ainda, que a adequação das praças de pedágio ficará a cargo das empresas concessionárias das rodovias, que terão o prazo de 90 dias a partir da publicação da lei para fazer as adaptações necessárias.

Como justificativa à sua proposta, Vinholi destaca o alto índice de furtos e roubos de carros, bem como o alto grau de inadimplência dos contribuintes no pagamento do IPVA. "Esse sistema inibirá também ações como seqüestros, já que no momento da passagem, se houver algum tipo de denúncia ou restrição, os operadores comunicarão imediatamente aos controladores da praça de pedágio seguinte e às autoridades policiais, a fim de que as providências cabíveis sejam tomadas", explica Vinholi, lembrando ainda que, segundo levantamento realizado em 2004, 48% da frota de veículos do estado de São Paulo estava em situação irregular em relação ao pagamento do licenciamento, do IPVA e de multas de trânsito.



geraldovinholi@hotmail.com

alesp