Deputado propõe código estadual para criação de escargot


30/05/2005 16:20

Compartilhar:


O Deputado Valdomiro Lopes (PSB), 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, quer normatizar a criação de escargots no Estado. Ele é autor de projeto de lei que propõe o Código Estadual de Criação e Comercialização de Escargot no Estado de São Paulo. O escargot é um molusco considerado alimento exótico e consumido em restaurantes de culinária requintada. Sua criação se propagou no Brasil de forma indiscriminada e muitos desses animais foram abandonados na natureza, se tornando uma verdadeira praga em alguns municípios, infestando quintais e terrenos baldios.

O Código prevê que os serviços sanitários eliminem os animais encontrados em área urbana e determina que sua criação seja restrita à zona rural e em sistema de confinamento total. Os criadores de escargot devem ser filiados a uma associação ou cooperativa e toda empresa produtora deve ser registrada no Ibama.

Valdomiro Lopes considera a proposta imprescindível para acabar com a praga urbana em que se transformou o caramujo, que depois de abandonado na natureza se torna venenoso para consumo humano.



vlopes@al.sp.gov.br

alesp