Melhores condições para os cegos

PARLAMENTO JOVEM
19/11/2004 19:09

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Dalirian Barreto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Apesar de não ter deficiência visual, Dalyrian Barreto (Partido dos Direitos Humanos), de 13 anos, elaborou um projeto que visa assegurar melhores condições de ensino aos cegos, obrigando as escolas a possuir equipamento de escrita em braile.

Dalyrian informou que a escola em que estuda, em Pederneiras, não possui esse tipo de equipamento e que os alunos com deficiência visual têm de se deslocar até Barra Bonita para fazer as provas escolares. "É um procedimento que consome tempo e dinheiro."

"Meu mestre no Judô, Jorge Siqueira, sempre diz que temos que usar os cinco sentidos", explicou Dalyrian. "Então imaginei como seria viver sem contar com a visão e tive a idéia do projeto, antes mesmo de tomar conhecimento sobre o Parlamento Jovem". Ela está na cidade de São Paulo pela primeira vez e achou a Capital mais agitada do que imaginava.

alesp