Da Tribuna


22/02/2010 22:34

Compartilhar:


Desorganização



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) comentou a "trágica" volta às aulas das escolas da rede pública estadual, ocorrida em 18/2. Mostrando fotografias da EE Café Filho, na zona sul da capital, o parlamentar relatou que, além da ausência de funcionários, os alunos não têm onde sentar. Giannazi também citou a EE Varginha II, que, devido a falta de condições básicas em suas instalações, teve o início do ano letivo adiado. "O governo é o responsável pela crise educacional", completou. (LP)



Tudo será igual



Esclarendo aos internautas que questionaram a proposta de alteração do nome da Polícia Militar para Força Pública, alegando que a medida interferiria na corporação, o deputado Edson Ferrarini (PTB) enfatizou que o trabalho da polícia, bem como seus direitos, não serão atingidos com a mudança de denominação. Inclusive, lembrou o parlamentar, o nome Força Pública é um resgate histórico da corporação. "O objetivo da corporação sempre foi manter a integridade da população". (LP)



Assaltos



Autor de projeto de lei que trata da proibição do uso de telefone celular tipo rádio nas dependências de bancos, lojas de crédito, financiamentos e investimentos, casas de câmbio, casas lotéricas e similares, o deputado João Barbosa (DEM) ressaltou que o objetivo da matéria é inibir os assaltos a clientes que, após efetuarem saques, são perseguidos por bandidos. "Isso dá a entender que funcionários ou pessoas ligadas à instituição passam a informação ao bandidos". (LP)



Violência



Sobre o aumento da violência no Estado, o presidente em exercício da Assembleia, Conte Lopes (PTB) comentou que a situação da segurança pública é difícil, mas que os policiais continuam fazendo seu trabalho. Lembrando que há 163 mil presos no Estado, Conte comentou a detenção de dois bandidos ligados ao PCC, ocorrida no domingo, 21/2. "Um deles é condenado a 20 anos de prisão e é o responsável pelos assaltos cometidos pela facção". (LP)



"Enganações"



Segundo Olimpio Gomes (PDT), o governo estadual ainda não cumpriu a promessa de encaminhar o projeto que estabelece a incorporação e paridade do Adicional Local de Exercício (ALE) para os policiais militares e civis. De acordo com o parlamentar, os funcionários da saúde também foram surpreendidos com a determinação do governo de suspender o reajuste do adicional de insalubridade. Gomes também falou a respeito da proposta para a mudança de nome da Polícia Militar para Força Pública. "A corporação precisa é de dignidade salarial". Para o deputado, a incorporação do ALE e a correção de insalubridade são duas "enganações" do governo Serra. (NS)



Aniversário do PT



Rui Falcão (PT) convidou os deputados para a sessão solene em homenagem aos 30 anos do Partido dos Trabalhadores, realizada nesta segunda-feira, às 20h. Segundo o deputado, a sessão recordará, entre outros temas, a participação política do partido nos anos 80 e a sua atuação na Constituinte paulista. "São 51 deputados que fizeram história de atuação coerente nesta Casa", declarou. O parlamentar também comentou a realização do 4º Congresso Nacional do PT neste final de semana, que, segundo ele, concluiu unanimemente com a indicação de Dilma Rousseff como pré-candidata às eleições presidenciais. (NS)



Polo tecnológico de Botucatu



Milton Flávio (PSDB) agradeceu a participação do governo Serra na região de Botucatu. O deputado destacou a assinatura pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, da criação de um polo tecnológico na região. De acordo com ele, no último sábado, 20/2, o secretário assinou a liberação de R$ 5 milhões para a construção de todas as edificações do polo. Para o parlamentar, o polo tecnológico será um divisor de águas na história da região. (NS)



Segurança



Simão Pedro (PT) falou sobre a questão educacional nos assentamentos rurais de Promissão. De acordo com ele, a Secretaria da Educação fechou as escolas rurais da região sem aviso prévio ou diálogo com os pais. "A secretaria concentrou todos os alunos em um barracão à beira da rodovia federal", denunciou. Segundo Pedro, o local foi construído para outra função, não apresentando qualquer segurança para os alunos. De acordo com o parlamentar, a secretaria afirma que pretende melhorar a qualidade do ensino e que, no local do barracão, será construída uma escola. Para o deputado, medidas desse porte não ajudam a melhorar a qualidade da educação. (NS)

alesp