Opinião - Que voltem os trens!

"Como as antigas linhas férreas não comportam trens rápidos e modernos, serão construídas novas linhas, um grande progresso no setor ferroviário"
12/12/2011 18:06

Compartilhar:


Como vice-coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, estou muito satisfeito ao ver o governador Geraldo Alckmin transformar em uma das bandeiras do seu governo a volta dos trens.

Fiquei emocionado ao ser informado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, de que o governo paulista, após atender as regiões de Jundiaí, Sorocaba e Santos, próximas da capital, planeja estender linhas ferroviárias para as regiões mais distantes do interior, já existindo o projeto de transportar passageiros, a uma velocidade média de 120 km, a Ribeirão Preto e a Piracicaba, com linhas saindo de Campinas. O trem de alta velocidade, segundo esse projeto, sairá de Viracopos, em Campinas, e virá direto para o centro de São Paulo; dali seguirá para Guarulhos, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Rio de Janeiro.

Segundo informações do secretário, o preço da passagem competirá com os preços cobrados para viagens de ônibus e o trem rápido será integrado à rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e ao Metrô, envolvendo composições compactas e modernas, com velocidade de até 180 km/h. Como as antigas linhas férreas não comportam trens tão rápidos e modernos, serão construídas novas linhas, um grande progresso no setor ferroviário.

Ribeirão Preto e toda nossa vasta região aguardam, com grande ansiedade, o anúncio desse projeto do trem de alta velocidade, cuja concretização representará um exemplo para todo o Estado de São Paulo e para todo o Brasil.

A Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, cujo lançamento aconteceu no último dia 23/11, coordenada pelo deputado Mauro Bragato e integrada pelos deputados Analice Fernandes, Carlão Pignatari, Cauê Macris, Celso Giglio, Fernando Capez, João Caramez, Maria Lúcia Amary, Pedro Tobias, Geraldo Vinholi e Roberto Massafera (todos do PSDB); Edson Ferrarini e Roque Barbiere (PTB); Enio Tatto, Hamilton Pereira e Simão Pedro (estes do PT); Vitor Sapienza (PPS); André do Prado (PR) e Antonio Salim Curiatti (PP), tem um grande papel a exercer na retomada do transporte ferroviário de cargas e de passageiros em nosso Estado.

É uma ação que deve envolver não apenas o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, mas, também, prefeitos, vereadores, entidades sindicais, empresários e a sociedade civil como um todo na busca de soluções para os problemas enfrentados pelos municípios em decorrência do abandono em que se encontram diversas linhas no Estado, bem como encontrar caminhos para a retomada do crescimento da malha ferroviária.

Que voltem, portanto, os trens, que representam, afinal, uma alternativa de transporte rápido, barato e, sobretudo, de redução dos congestionamentos que atravancam o trânsito das rodovias e também das grandes e médias cidades do nosso Estado!



*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB.

alesp