Agentes de Pastoral Negros realizam encontro nacional em Santo André


20/01/2006 16:46

Compartilhar:


Os agentes de pastoral negros vão realizar sua décima assembléia nacional nos dias 20, 21 e 22/11, na Paróquia São Geraldo Magella, em São André. Estão previstas presenças de lideranças, parlamentares e militantes que apóiam a causa do movimento negro no Brasil. A entidade tem por missão denunciar e combater toda e qualquer forma de racismo e preconceito no Brasil, além de propor políticas públicas e de ação afirmativa.

Entre os assuntos discutidos estão a situação dos mocambos e quilombos no Estado de São Paulo, que sofrem com problemas de regularização fundiária e de infra-estrutura básica, como falta de saneamento e moradia. Além disso, os debates visam estabelecer metas de trabalho para 2006, a preservação da memória e história da entidade, e balanço sobre as políticas públicas nos governos estadual e federal.

O deputado Simão Pedro participou no dia 20 para falar do seu projeto de lei, apresentado no final de 2005, que propõe a criação da Semana Padre Batista e do prêmio de combate à discriminação racial. O religioso, morto em 1991, desenvolveu importante trabalho com as crianças de rua na capital paulista e foi o primeiro padre negro a se tornar pároco por nomeação do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Foi fundador de uma verdadeira rede beneficente e filantrópica ligadas a causa popular e a dos negros.

spedro@al.sp.gov.br

alesp