Normas ambientais: Cetesb cobra postos de gasolina


27/03/2003 20:19

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

De um lado, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) intimam todos os postos de gasolina a fazer novo licenciamento para atender normas ambientais que nunca foram exigidas. Do outro, representantes dos 8.500 postos de gasolina do Estado de São Paulo "desesperados" com o prazo para a adequação e a conseqüente multa. Para mediar este encontro tenso, foi convidado o deputado Roberto Engler (PSDB). A reunião foi nesta quarta-feira, 26/3, na sede da Cetesb, com a presença do presidente da companhia, Rubens Lara, e de representantes do Sincopetro e outros seis sindicatos do interior do Estado.

Os proprietários vêem as novas normas ambientais como punições. Para eles, a responsabilização pelos danos causados por vazamentos nos tanques subterrâneos deve ser dividida com as distribuidoras. Representantes dos postos de gasolina chamados de "bandeira branca" têm dúvidas de como realizar a divisão de responsabilidade.

A proposta de Engler é que todos falem a mesma língua. Ele conseguiu a flexibilização das duas partes. A Cetesb e o Conama dilataram prazos e os sindicatos dos postos de gasolina vão listar as possibilidades de adequação aos novos padrões ambientais.

alesp