Organizações Sociais e o gerenciamento de hospitais


04/06/2002 17:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Abrindo a 1ª Semana das Organizações Sociais aconteceu no auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa, o debate "Hospitais Gerenciados pelas Organizações Sociais: uma estratégia para a implantação do SUS". O evento contou com a participação do ex-ministro Bresser Pereira, o reitor da Universidade Federal de São Paulo, Hélio Egydio, o diretor do Hospital Pedreira, Vladimir Taborda e o deputado João Caramez (PSDB), autor da lei que instituiu as Organizações Sociais (OS) e promotor do evento.

Para os participantes do debate, o 4º ano da instituição das OS como parceiras do governo no gerenciamento de diversos hospitais no Estado deve ser comemorado em função do êxito da experiência. Os números apresentados nos painéis que compõem a exposição " Organizações Sociais - um exemplo de eficiência" atestam a eficácia desta "terceirização no gerenciamento da coisa pública", afirmou Bresser Pereira. Apontado como o precursor da idéia do Estado de repassar a administração dos hospitais para entidades da sociedade civil com respeitabilidade e experiência, o ex-ministro fez um breve relato das diversas movimentações que foram necessárias para que acontecesse a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da resistência de setores do governo a repassar a administração dos hospitais para as OS.

O deputado João Caramez se mostrou satisfeito com o resultado que as organizações conseguiram na administração dos diversos hospitais retratados nos painéis da exposição que está no Espaço do Servidor, ao lado do auditório Franco Montoro, e informou que é autor de um projeto de lei que estabelece o dia 4 de junho como dia estadual das Organizações Sociais.

A 1ª Semana das Organizações Sociais e a Exposição "Organizações Sociais - um exemplo de eficiência" encerram-se no próximo dia 6 de junho em sessão em que está prevista a presença do ex-ministro da saúde José Serra.

alesp