Pólo Ecoturístico da Costa da Mata Atlântica


24/09/2003 14:20

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Marcelo Bueno

O deputado Marcelo Bueno (PTB) apresentará projeto de lei que cria o Pólo Ecoturístico da Costa da Mata Atlântica, englobando 30 municipios, com cerca de 3l5 mil hectares. "Queremos organizar os pólos ecoturísticos hoje existentes e, dessa forma, planejar ações visando ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente", explicou Bueno.

O objetivo do projeto é obter incentivos - como a abertura de linhas de crédito para atividades ecoturísticas e incentivos fiscais - para empresas de hotelaria, artesanato, indústria, comércio e prestação de serviços instalados nas cidades abrangidas pelo pólo. Com isso, o parlamentar espera estimular o desenvolvimento econômico e social das cidades.

Os 30 municípios abrangidos pelo projeto foram divididos em cinco circuitos: Caminho do Mar (incluindo cidades do ABC e Cubatão), Costa Atlântica (com o restante da Baixada), Vale do Ribeira, Costa dos Alcatrazes (para o Litoral Norte) e São Roque (incluindo as cidades de Ibiúna e Piedade).

"Administrados de forma organizada, esses circuitos podem atrair muitos turistas, desenvolvendo a economia, preservando o meio ambiente, gerando empregos e receitas para os municípios", acredita o deputado.

Pesquisas revelam que o ecoturismo representa hoje 5% do total do turismo mundial, podendo chegar a l0% até o final da década. Enquanto o turismo convencional cresce, em média, 7,5% ao ano, a evolução do ecoturismo atinge 20% no mesmo período.

mbueno@al.sp.gov.br

alesp