Assembléia vai debater inclusão de portadores de deficiência


12/09/2003 21:00

Compartilhar:


Da assesoria do deputado Emidio de Souza

O deputado Emidio de Souza (PT), primeiro-secretário da Assembléia Legislativo do Estado de São Paulo, promoverá na próxima quinta-feira, 18/9, a partir das 18 horas, ato solene denominado Trabalho e Inclusão Social de Portadores de Deficiência no Estado de São Paulo. O ato será realizado no Auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e do Espaço da Cidadania, da mesma cidade.

Deverão estar presentes representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da FundaCentro, do Conselho Estadual dos Portadores de Deficiência e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

De acordo com estudos realizados pelo Espaço da Cidadania publicados no livro Trabalho e Inclusão Social de Portadores de Deficiência, as pessoas portadoras de deficiência representam 11,4% da população paulista. Em números absolutos, são 4.203.632 pessoas com pelos menos um tipo de deficiência no Estado de São Paulo.

O percentual de pessoas com deficiências entre a população, ainda segundo o estudo, apresenta crescimento de acordo com a faixa etária. Na faixa entre zero e quatro anos, 1,76% da população estadual apresenta pelo menos um tipo de deficiência. O índice se eleva conforme o avanço da idade: na faixa etária entre 75 e 79 anos, por exemplo, atinge quase a metade da população, com 49,02% de casos. Já no segmento posterior - de 80 anos ou mais - chega a 61,09% das pessoas.

"Devido ao número elevado de portadores de deficiência em nosso Estado, é importante debater formas de dar oportunidades a essas pessoas no mercado de trabalho. O próprio nome do ato já diz tudo: queremos incluí-las socialmente, por meio de trabalho profissional", observa Emidio de Souza.

emidio@al.sp.gov.br

alesp