Parlamentar participa da feira internacional das cooperativas


10/10/2005 18:47

Compartilhar:


O coordenador da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo Paulista (Frencoop/SP), deputado Arnaldo Jardim (PPS), participou da cerimônia de abertura da Feira Internacional das Cooperativas, Fornecedores e Serviços (Fenacoop), onde também representou a Frencoop Nacional, presidida atualmente pelo deputado federal Odacir Zonta. Esse que é o maior evento anual do cooperativismo brasileiro, foi realizado entre 5 e 7 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, e contou com mais de 170 expositores, entre cooperativas, organizações representativas do setor, entidades de apoio ao empreendedorismo e fornecedores, além de representantes de 22 estados brasileiros.

Na ocasião, também estavam presentes o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o secretário estadual de Agricultura, Duarte Nogueira, além de lideranças do setor como o presidente da ACI " Aliança Cooperativista Internacional, Ivano Barberini, o presidente da OCB " Organização das Cooperativas Brasileiras, Marcio Lopes de Freitas, e do Sr. Benedito Zurita, gerente do SEBRAE/SP.

Em seu discurso, Jardim afirmou que o cooperativismo é uma alternativa de desenvolvimento e geração de emprego e renda, em meio aos juros altos que matam a capacidade empreendedora do país.

Diante da importância do evento, Jardim apresentou o Projeto de Lei 671/05, que recomenda a inclusão da Fenacoop no calendário turístico paulista, no último dia 27/09. Os eventos que fazem parte deste calendário são divulgados no Diário Oficial e outros veículos públicos de comunicação e podem receber fomento do Governo.

O deputado foi palestrante em um dos painéis do evento em que apresentou o Projeto de Lei 269/05, que instituí a Política Estadual do Cooperativismo. O projeto prevê a indicação de um representante permanente do setor na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp); incentiva a inclusão da disciplina do cooperativismo nas escolas públicas; permite a participação das cooperativas nas licitações promovidas pelos órgãos públicos; e possibilita o governo estadual ceder prédios em comodato para cooperativas.

"O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento social, econômico e cultural do sistema cooperativista em nosso Estado", comenta o coordenador da Frencoop-SP, deputado Arnaldo Jardim, que destacou ainda o papel importante que o projeto cumpre para garantir uma certificação de qualidade às cooperativas por meio do registro no sistema Ocesp/OCB.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp