Redução de poluentes do diesel no Estado


08/10/2007 18:16

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) quer reduzir a emissão de enxofre proveniente de veículos movidos a diesel. Projeto de lei que determina redução da emissão de enxofre para 20 ppm (partes por mil) foi apresentado pelo parlamentar.

Atualmente os motores a diesel emitem as partículas de enxofre na proporção de 500 ppm em grandes cidades como São Paulo, chegando a 2.000 ppm em outros municípios. A emissão do poluente é desproporcional à verificada em países como os EUA e Japão, onde os veículos a diesel emitem 15 ppm e 10 ppm de dióxido de enxofre, respectivamente.

Zaia pretende suscitar o debate sobre a questão da poluição urbana que vitima diariamente cerca de nove pessoas em São Paulo, segundo estudos da USP, e é motivo de grandes despesas para o sistema público de saúde no tratamento de doenças respiratórias.

O projeto leva em consideração a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que prevê a redução de emissão de enxofre proveniente de motores a diesel para 50 ppm, até 2009. Tal medida contribuirá para reduzir sensivelmente a poluição urbana no Estado, já que os motores a diesel são os principais responsáveis pela emissão da maior parte dos poluentes.

dzaia@al.sp.gov.br

alesp