Mauá apresenta crescimento industrial no IPRS


19/09/2003 15:55

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

O deputado Donisete Braga (PT) comemorou o "forte" crescimento industrial de Mauá, revelado pelo Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), divulgado nesta quinta-feira, 17/9, na Assembléia Legislativa. Mauá também teve melhora nos indicadores sociais. "A cidade, que em 1997 ocupava a 58ª posição no ranking de riqueza, agora está em 44º lugar", disse Braga.

O IPRS é um conjunto de informações sobre a situação social e econômica dos 645 municípios do Estado, organizado pela Fundação Seade e destinado a subsidiar a formulação de políticas públicas. Ele tem como paralelo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU).

Mauá, segundo Donisete, aparece no grupo 2 do IPRS, que agrega 45 municípios com altos níveis de riqueza municipal e níveis baixos ou intermediários de longevidade e escolaridade. Tais municípios têm como característica comum localizarem-se nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Seus habitantes somam 5 milhões.

A taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) oscilou de 20,8 para 19,4; a perinatal (por mil nascidos) passou de 22,9 para 22,2; entre os jovens, a taxa de mortalidade na faixa de 15 a 39 anos (por mil habitantes) manteve-se em 2,6; entre as pessoas maiores de 60 anos (por mil habitantes) ela diminuiu de 41,2 para 40,0. Esses avanços foram considerados pequenos pelos pesquisadores e, portanto, insuficientes para uma posição mais favorável de Mauá no ranking do Estado.

Fato positivo, diz ele, é que em Mauá o valor adicionado fiscal per capita subiu expressivamente, passando de R$ 5.615 para R$ 7.283.

O documento aponta que o município obteve vitórias na área de educação. "A proporção de pessoas entre 15 e 19 anos que concluíram o ensino fundamental passou de 43,4% para 62,6%; na faixa entre 20 e 24 anos, os concluintes do ensino médio cresceram de 22,2% para 40,6%; a parcela de pessoas de 10 a 14 anos com mais de um ano de estudos evoluiu de 93,8% para 96,7%; o conjunto de pessoas de 15 a 24 anos com mais de um ano de estudos oscilou de 96,9% para 97,0%; a participação da rede municipal de ensino fundamental no total da rede pública variou entre 3,0% e 2,8%. Mauá registrou significativos avanços nos indicadores de escolaridade, aproximando suas médias daquelas do total do Estado, o que lhe valeu valiosas posições no ranking geral", informa o relatório do IPRS.

Ao concluir o relatório, os pesquisadores afirmam que o município de Mauá foi favorecido pela posição estratégica de abrigar o pólo petroquímico e viu sua indústria crescer significativamente - em menor medida os setores primário e terciário -, o que, mesmo não se refletindo no consumo de energia residencial e nos rendimentos médios, deve ter viabilizado investimentos nas áreas sociais, que apresentaram melhoria. Os indicadores colocam a cidade nas seguintes classificações: 44º em riqueza, 498º em longevidade e 257º em escolaridade.

dpbraba@al.sp.gov.br

alesp