Debate sobre hidrovia paulista


19/03/2008 17:47

Compartilhar:


O deputado João Caramez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias na Assembléia Legislativa, foi um dos palestrantes nesta terça-feira, 18/3, no 5º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial, em Piracicaba, cujo tema debatido foi "O Transporte Hidroviário (Fluvial e Cabotagem) de Granéis Agrícolas". O evento, que aconteceu entre os dias 17 e 19/3, foi realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ).

Caramez explicou a forma de atuação dos integrantes da Frente, seus objetivos e fez um resumo do relatório que concluiu a primeira etapa dos trabalhos apresentados no final do ano passado. O parlamentar ressaltou a existência de gargalos físicos, assim como problemas de regulação ambiental e tributária que prejudicam o crescimento do setor.

Segundo ele, o implemento do modal hidroviário é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, já que as hidrovias possibilitam um transporte muito mais seguro, limpo, sem agredir o meio ambiente. "Nós, da Frente, estamos muito otimistas com este novo governo, pois, o governador José Serra tem investido muito em obras de infra-estrutura e com certeza a Secretaria de Desenvolvimento, por meio do seu secretário e vice-governador, Alberto Goldman, vai olhar com carinho para nossa hidrovia".

O tema "Desenvolvimento Hidroviário do Estado de São Paulo", também contou com dois outros palestrantes: Wagner Ferreira, do setor privado, e José Roberto dos Santos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento. O moderador foi Vitor Pires Vencovsky, do Grupo ESALQ-LOG.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp