Ponte estaiada Santos/Guarujá será debatida com especialistas


05/06/2009 11:57

Compartilhar:


A implantação da ponte estaiada que ligará Santos a Guarujá será discutida no final de julho por professores e profissionais da área de engenharia, arquitetura e urbanismo. A reunião ocorrerá em Santos com a participação de representantes de órgãos públicos da região, " entre os quais as prefeituras dos dois municípios " e de representantes de associações envolvidas na obra.

O encontro foi definido na última quarta-feira pelo secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, em audiência com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Nova Interligação entre Santos e Guarujá, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Na opinião de Barbosa, as audiências públicas são essenciais para o aperfeiçoamento do projeto. "Esta ligação é esperada há muitas décadas pela população da Baixada Santista, mas é preciso que seja devidamente debatida", disse o parlamentar.

Segundo Arce, a secretaria está providenciando, com urgência, a contratação da empresa que vai elaborar o projeto básico da ponte. Se a obra tiver início em 1º janeiro de 2010, deverá ficar pronta em junho de 2012. Orçada inicialmente em R$ 500 milhões, ela será viabilizada por uma parceria público-privada (PPP), com a cobrança de pedágio no mesmo valor da tarifa de balsas. Com a construção da ponte, a travessia de balsas, a mais movimentada do mundo, deverá ser extinta.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp