Mesa Diretora da Assembléia reúne-se com funcionários para discutir aumento de salários

Servidores reivindicam reposição de 35,7% e reajuste salarial de 5% (com foto)
15/08/2001 19:31

Compartilhar:


A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de São Paulo deverá se reunir nesta quinta-feira, 16/8, com uma comissão representativa dos funcionários da Casa, em campanha salarial desde o mês de abril passado. Na reunião, prevista para as 17h, será discutida a pauta de reivindicações da categoria, que inclui 35,70% de reposição salarial, aumento real de 5% e vales-refeição de R$ 8,50.

Nesta quarta-feira, 15/8, em assembléia geral organizada pela Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa de São Paulo (Afalesp) e pelo sindicato da categoria (Sindalesp), os servidores reafirmaram sua oposição à política de concessões de abonos e firmaram posição em defesa da extensão do reajuste a todos os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas. De acordo com a avaliação dos organizadores, a assembléia, que reuniu cerca de 200 pessoas, foi a mais participativa desde o início do movimento.

Segundo o presidente do Sindalesp, Joalve Vasconcelos, a categoria não descarta a possibilidade de paralisação, caso as negociações não cheguem a um resultado satisfatório. "Embora reconheçamos as implicações ligadas à natureza eminentemente política desta Casa, estamos dispostos a encampar todas as formas possíveis de luta", afirmou Vasconcelos. Para José Carlos Gonçalves, presidente da Afalesp, o fato de, pela primeira vez, a campanha estar sendo conduzida em conjunto pelas duas entidades constitui um importante fator a favor dos servidores: "Por conta dessa integração, o envolvimento dos funcionários na campanha tem superado todas as expectativas".

Como suporte legal para suas reivindicações, as entidades apresentam o artigo 37 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa o limite de 3% da receita líquida para despesas com pessoal. Conforme estudos feitos pela Câmara dos Deputados, a Assembléia Legislativa de São Paulo consumiu para esse fim apenas 1,12% de sua receita no ano passado. Para João Bosco da Silva, membro da diretoria do Sindalesp, esses dados traçam um diferencial entre a situação dos funcionários do Poder Executivo e os Servidores do Legislativo: "O Executivo, com cerca de 800 mil servidores, já está no limite da lei, enquanto nós, que somos apenas 3.000, nos encontramos muito abaixo do teto estabelecido".

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman (PSDB) elogiou o modo como a campanha salarial está sendo conduzida e afirmou a disposição da Mesa de chegar a um acordo possível. "Creio que, tanto para nós quanto para os funcionários, o importante é a salvaguarda do interesse público", declarou Feldman.

alesp