Aprovado projeto que declara de utilidade pública Gasa de Catanduva


12/05/2005 10:10

Compartilhar:


"Agora só falta a sanção do governador." Com essa frase o deputado Geraldo Vinholi (PDT), 2.º secretário da Assembléia Legislativa, comemorou a aprovação, nesta terça-feira, 10/5, do Projeto de Lei 566/2003, de sua autoria, que declara de utilidade pública o Grupo de Apoio e Solidariedade ao Paciente com Aids. O Gasa é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que atende pacientes do município de Catanduva e região.

"O Gasa já possui registro nos conselhos Municipal e Nacional de Assistência Social e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Faltava o reconhecimento de sua utilidade pública pelo Estado de São Paulo", disse Vinholi.

Fundado em 1991, o Gasa é composto por voluntários, equipe multidisciplinar e ativistas, empenhados em promover a melhoria da qualidade de vida dos portadores do HIV/aids e seus familiares. Em suas atividades, eles trabalham pela elevação da auto-estima dos pacientes, amenizando sua ociosidade e procurando reabilitá-los nos aspectos social e produtivo. A entidade também encaminha o portador para tratamento e orienta a família, possibilitando um convívio mais natural com o estado sorológico e proporcionando alternativas para auto-sustento.

"Acredito que o governador Geraldo Alckmin sancione o projeto o mais breve possível, dada a importância do Gasa para toda a região de Catanduva", afirma Vinholi. Entre as áreas de atuação do grupo destacadas pelo deputado estão serviço social, psicologia, terapia ocupacional, assistência jurídica, oficinas artesanais, educação e prevenção, visitas hospitalares, assistência em alimentos, medicamentos, roupas, preservativos e vale-transporte.

geraldovinholi@hotmail.com

alesp